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Reações redox e livros didáticos: como esse conteúdo é apresentado e como os modelos de ensino são utilizados

Processo: 15/13274-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Tauane Oliveira Reis
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Ensino de química   Ensino médio   Livro didático   Reações químicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | Ensino Médio | Livros didáticos | Modelos de Ensino | reações redox | Ensino de química

Resumo

O conteúdo de reações redox tem sido apontado como sendo um dos assuntos de maior dificuldade tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores de química. Algumas das dificuldades são provenientes de abordagens muito técnicas e algorítmicas sem conexão com a vida dos estudantes. Outras vezes há nos livros didáticos mistura dos níveis de representação do conhecimento químico, tradicionalmente conhecidos como macroscópico, submicroscópico e simbólico sem grandes explicações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar como o conceito de reações redox é apresentado nos livros didáticos de Química para o Ensino Médio e analisar o papel dos modelos de ensino utilizados. A análise será realizada entre os livros didáticos aprovados no PNLD 2015 e o currículo do Estado de São Paulo. Os dados serão compostos por trechos de capítulos que remetem diretamente e indiretamente aos conceitos relacionados às reações redox. Estes trechos irão ser sistematizados e analisados de forma a se reconhecer: I.) a abordagem de ensino privilegiada no conteúdo reações redox ao longo da coleção; II.) as diferenças e semelhanças com a sequência desse conteúdo nas distintas coleções e coerência com a abordagem que o livro privilegia; III.) identificação dos modelos utilizados e a função dos mesmos; IV.) análise de como os modelos presentes nos livros didáticos abordam e relacionam os fenômenos macroscópicos, microscópicos e simbólicos e; V.) análise se os diferentes aspectos investigados na coleção podem ser causas de dificuldades do ensino do conteúdo oxirredução.

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