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Black Blocs: resistência ou espetáculo? Uma investigação fotográfica

Processo: 15/08951-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Fabio Akcelrud Durão
Beneficiário:Mariana Toledo Borges
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fotografia   Artes do espetáculo   Dialética   Reprodutibilidade   Documentação fotográfica   Análise de conteúdo   Teoria crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Black Bloc | Dialética | dissenso | Espetáculo | Fotografia | Reprodutibilidade técnica | Teoria crítica

Resumo

Em junho de 2013, manifestações como há anos não se viam tomaram conta das ruas brasileiras. Neste cenário, um grupo de manifestantes ganhou enorme destaque na mídia por sua audaciosa tática de protesto: os black blocs. Este projeto vislumbra uma investigação que pretende analisar uma amostra da cobertura fotojornalística que se estende de 2013 até os dias atuais, amplamente veiculada pelos principais jornais do país, apontando a relação eminentemente dialética desse grupo tanto com seu modo de indignar-se quanto com sua representação imagética altamente "arranjada" acusada nas fotografias: se, por um lado, necessitam da reprodutibilidade técnica para tomar existência na sociedade do espetáculo, por outro, é possível que o fetiche dessa existência no mundo das imagens subverta o motivo primeiro que os levou a praticar suas atitudes agressivas, transformando-os em meros elementos propagandísticos, ou seja, em valores de troca que apenas corroboram para o fortalecimento das instituições que destroem. Ao mesmo tempo, pretendemos contrapor à crítica do espetáculo a obra de Ranciere, que nega que haja uma verdade a ser esclarecida por trás da ilusão do mundo das imagens e nos aponta, no lugar, o conceito de dissenso. Além disso, gostaríamos de utilizar algumas concepções marxistas para analisar as fotografias, tais como valor de uso, valor de troca e fetiche, bem como realizar uma investigação mais sólida sobre os Black Blocs e, sobretudo, de sua relação com a mídia e a fotografia.

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