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Opiniões de estudantes do ensino médio sobre argumentos desengajadores possíveis de consideração para definição de voto eleitoral

Processo: 15/26265-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Roberta Gurgel Azzi
Beneficiário:Caroline Ribeiro Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eleições (processo político)   Campanha eleitoral   Formador de opinião   Voto   Estudantes   Ensino médio   Escola pública   Teoria social cognitiva   Estatística descritiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoeficácia política | Desengajamento Moral | Ensino Médio | jovem | Teoria Social Cognitiva | Teoria Sócio Cognitiva

Resumo

O presente projeto, parte de um estudo maior intitulado Jovens e Política: discussões a partir da Teoria social cognitiva, investigará o que estudantes do ensino médio de escolas públicas pensam sobre argumentos desengajadores utilizados como possíveis justificativas para definição de voto eleitoral. Os argumentos desengajadores a serem analisados são associados à corrupção e venda de voto e teoricamente referem-se a mecanismos de desengajamento moral presentes na Teoria Social Cognitiva desenvolvida por Albert Bandura. Os dados serão coletados por meio de instrumento tipo Likert construído para a pesquisa maior da qual esta proposta é parte, além de questões de cunho sócio demográficos que permitirão identificar o que pensam alunos de séries e idades diferentes a respeito dos argumentos desengajadores relativos à definição de voto. Participarão da pesquisa 300 jovens estudantes do ensino médio com idade superior a 16 anos (a completar até 4 de maio). Os resultados serão analisados por meio de estatística descritiva e podem contribuir para a compreensão do pensamento juvenil sobre definição de voto e para discussão de temas curriculares relacionados à democracia e eleição.

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