Busca avançada
Ano de início
Entree

Matrizes com informação macroecológica e ferramentas de análises para inferir a evolução de nicho em Staurozoa (Cnidaria)

Processo: 16/04203-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Marques
Beneficiário:Adrian Jose Jaimes Becerra
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50242-5 - Dimensões da vida marinha: padrões e processos de diversificação em cnidários planctônicos e bentônicos, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Nicho   Evolução animal   Cnidários

Resumo

Esta proposta tem por objetivo a capacitação técnica em métodos de elaboração de matrizes de dados de variáveis macroecológicas a partir de bases de dados on-line e registros da literatura, para posterior análise evolutiva. O técnico compilará registros de variáveis bióticas, climáticas e geofísicas de espécies da classe Staurozoa e, posteriormente, realizará análises evolutivas. As atividades permitirão a familiarização com processos de busca da informação e preparação das matrizes de dados. Nossa expectativa é recolher a informação de pelo menos 4 variáveis macroecológicas e inferira dinâmica evolutiva do nicho da classe Staurozoa. Essas informações e estudos são fundamentais para proposição de hipóteses de diversificação do grupo, objetivos estes inseridos no projeto temático "Dimensões da vida marinha: padrões e processos de diversificação em cnidários planctônicos e bentônicos" (FAPESP 2011/50242-5). (AU)