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A problemática relação entre ciência e filosofia em Nietzsche

Processo: 16/04380-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Scarlett Zerbetto Marton
Beneficiário:Eder Ricardo Corbanezi
Supervisor: Bertrand Binoche
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Vinculado à bolsa:14/23282-4 - A problemática relação entre ciência e filosofia em Nietzsche, BP.DR
Assunto(s):Conhecimento   Ciência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciências | Conhecimento | especulação | Filosofia histórica | Filosofia metafísica | História | História da filosofia contemporânea

Resumo

O estágio de pesquisa sob a direção do professor Bertrand Binoche na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne tem por objetivo aprofundar pontos essenciais do projeto de doutorado que desenvolvemos na Universidade de São Paulo sob a orientação da professora Scarlett Marton: trata-se, com efeito, de empreender uma pesquisa sobre a dimensão histórica da relação entre filosofia e ciência em Nietzsche. Para tanto, em primeiro lugar investigaremos, de um lado, como Nietzsche compreende o desenvolvimento histórico das noções de ciência e de filosofia, bem como a relação entre ambas, e, de outro lado, as diferentes significações que tais noções adquirem em sua obra. Em seguida, pesquisaremos as razões que conduzem Nietzsche a estabelecer o programa de uma filosofia histórica, que, enunciado em Humano, Demasiado Humano (1878), institui uma relação de dependência necessária entre filosofia e ciência. Por fim, examinaremos o desenvolvimento de tal programa em Humano, Demasiado Humano, Aurora e A Gaia Ciência, escritos em que Nietzsche não só prossegue sua crítica precedente como também formula de maneira mais consistente sua própria concepção de ciência. (AU)

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