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Efeitos das propriedades de valor hedônico e estruturais de estímulos musicais sobre a estimação de tempo e memória temporal

Processo: 16/03416-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Jose Lino Oliveira Bueno
Beneficiário:Laísa Francielle Mariano Ramazzotto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estética da música   Memória (psicologia)   Percepção musical   Percepção de tempo   Controle do estímulo   Emoções   Preços hedônicos   Testes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emoção | estímulos musicais | Estruturação musical | Memória temporal | percepção de tempo | tempo subjetivo | Estética Experimental

Resumo

A emoção gerada pela música interfere no tempo subjetivo. Assim, o tempo pode ser distorcido parecendo mais curto ou mais longo do que realmente é em diferentes contextos. Os principais modelos que tentam explicar a distorção incluem os processos de memória e atenção. Cocenas-Silva, Bueno e Droit-Volet (2012) mostraram que a acurácia da memória temporal era maior quando a duração padrão do estímulo visual era aprendida em um contexto desagradável comparativamente a um hedonicamente neutro e que a duração do estímulo foi melhor codificada e recordada 24 horas depois, apoiando a hipótese da consolidação da memória. As diferenças na estruturação de um trecho musical pelo ouvinte também alteram o seu tempo subjetivo (Fraisse, 1967). O objetivo desse trabalho é examinar se existem diferenças na percepção subjetiva de tempo experienciado, entre participantes submetidos previamente a estímulos musicais de diferentes valores hedônicos e com diferentes níveis de estruturação durante a audição; a percepção subjetiva de tempo será avaliada, também, com testes realizados em tempos curto e longo depois desta exposição prévia. Noventa e quatro universitários serão divididos em quatro grupos. Os participantes de dois destes grupos serão submetidos a estímulos musicais desagradáveis, porém subdivididos de acordo com diferentes números de exposições; participantes de outros dois grupos serão submetidos a estímulos de valor hedônico neutro e também subdivididos de acordo com diferentes números de exposições. Efeitos hedônicos e de estruturação no tempo subjetivo serão avaliados com nova exposição aos estímulos realizada 15 minutos e 24 horas depois da experiência prévia, para se verificar o processo de consolidação de memória temporal.

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