Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação de cenários agrícolas futuros para a cultura do milho no Brasil com base em projeções de mudanças climáticas

Processo: 16/06363-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Fabio Ricardo Marin
Beneficiário:Tamires Teles de Souza
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Zea mays   Modelagem   Mudança climática

Resumo

O milho (Zea mays) é considerado como uma das culturas mais importantes cultivadas mundialmente devido a sua composição química, valor nutritivo e o seu potencial produtivo, apresentando assim, considerável relevância nos aspectos socioeconômicos. Diversos fatores interferem no desempenho da cultura e, dentre eles, o clima está entre aqueles que oferecem os maiores desafios para planejamento e manejo da cultura. Diante da importância no cultura no contexto nacional e mundial, é importante considerar as projeções futuras da produção do grão diante das mudanças climáticas e , consequentemente , na segurança alimentar nos próximos anos. Assim, pretende-se avaliar o impacto da mudança do clima sobre o crescimento e desenvolvimento da cultura da milho utilizando um modelo de crescimento de plantas, baseado em processos biofísicos. Para a calibração do modelo serão utilizados dados obtidos experimentalmente e através da literatura científica e a simulação de cenários de mudanças climáticas será realizada de acordo com a abordagem do programa AgMIP. Pretende-se trabalhar com o modelo CERES -MAIZE/ DSSAT, com ao menos trêsmodelos de circulação climática global (GCM´s) regionalizados e dois cenários econômicos (ou de emissão) para o período 2040-2069 (representando 2050). Com isso, o projeto pretende contribuir com informações pertinentes a cultura do milho frente as alterações climáticas globais, assim como para estudos de modelos de crescimento de culturas no Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOBENKO, LUIZ R.; SOUZA, TAMIRES T.; GONCALVES, ALEXANDRE O.; BIANCHINI, VITOR J. M.; SILVA, EVANDRO H. E. M.; SOUZA, LAIS T.; MARIN, FABIO R. IRRIGATION REQUIREMENTS ARE LOWER THAN THOSE USUALLY PRESCRIBED FOR A MAIZE CROP IN SOUTHERN BRAZIL. EXPERIMENTAL AGRICULTURE, v. 55, n. 4, p. 662-671, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
TAMIRES TELES DE SOUZA; LUÍS ALBERTO SILVA ANTOLIN; VITOR DE JESUS MARTINS BIANCHINI; RODOLFO ARMANDO DE ALMEIDA PEREIRA; EVANDRO HENRIQUE FIGUEIREDO MOURA SILVA; FÁBIO RICARDO MARIN. Longer crop cycle lengths could offset the negative effects of climate change on Brazilian maize. Bragantia, v. 78, n. 4, p. 622-631, Dez. 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Tamires Teles de. Simulação de cenários agrícolas futuros para a cultura do milho no Brasil com base em projeções de mudanças climáticas. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.