Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização da atividade de fosfolipase A2 independente de Ca2 (aiPLA2) de três peroxirredoxinas do fungo patógeno humano Aspergillus fumigatus

Processo: 16/12248-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 12 de setembro de 2016
Vigência (Término): 12 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Soares Netto
Beneficiário:Renata Bannitz Fernandes
Supervisor no Exterior: Aron Baer Fisher
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Pennsylvania, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/14955-2 - Caracterização funcional e estrutural de AfPrxA, uma tiol peroxidase do fungo patógeno humano Aspergillus fumigatus e um potencial alvo para desenvolvimento de droga, BP.DD
Assunto(s):Peroxirredoxinas   Peroxidases   Aspergillus fumigatus

Resumo

Peroxirredoxinas (Prxs) são peroxidases dependentes de tiól que contém um (1-Cys Prx) ou dois (2-Cys Prx) resíduos de Cys envolvidos na catálise. Até o momento, todas as Prxs caracterizadas possuem um motivo universal PxxxT/SxxC e podem reduzir hidroperóxidos com altas taxas (k 106 a 108 M-1 s-1). Apesar de constituírem uma família heterogênea, todas as Prxs possuem atividade peroxidásica dependente da tríade catalítica Thr-Cys-Arg. Já foi descrito para enzimas de mamíferos pertencentes a subfamília Prx6 uma atividade adicional de fosfolipase A2 Ca2+-independente (aiPLA2), dependente da tríade catalítica Ser-Asp-His. Esta atividade está relacionada com o metabolismo de surfactante pulmonar e remodelamento de membranas e com atividade máxima em pH ácido, compatível com a localização lisossomal. Aspergillus fumigatus é um fungo patógeno humano que possui três Prxs pertencentes a subfamília Prx6 (AfPrxA, AfPrxB e AfPrxC). Mostramos previamente que estas Prxs possuem alta atividade peroxidásica com H2O2 (107 M-1 s-1). Na presente proposta BEPE buscamos verificar se estas três Prx de A. fumigatus possuem atividade adicional de aiPLA2. Análises in silico sugerem que AfPrxB e AfPrxC possuem a tríade catalítica relacionada com esta atividade. Adicionalmente, estas enzimas também possuem o peptídeo endereçador lisossomal muito conservado se comparado com o previamente determinado para Prx6 de mamífero. A atividade de aiPLA2 será medida com as proteínas recombinantes purificadas e incubadas com lipossomos contendo fosfolipídeos radioativos, em um tampão livre de Ca2+. Adicionalmente, desejamos investigar esta atividade em extratos celulares de A. fumigatus utilizando diferentes tipos de inibidores e investigar o papel da Ser catalítica (aiPLA2) e da Cys catalítica (atividade peroxidásica) através de mutações sítio-dirigidas. Desta forma, a identificação e caracterização da atividade de aiPLA2 pode auxiliar na compreensão dos papéis fisiológicos destas três enzimas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BANNITZ-FERNANDES, RENATA; ALEIXO-SILVA, ROGERIO; SILVA, JOAO PAULO; DODIA, CHANDRA; VAZQUEZ-MEDINA, JOSE PABLO; TAO, JIAN-QIN; FISHER, ARON; NETTO, LUIS. Non-Mammalian Prdx6 Enzymes (Proteins with 1-Cys Prdx Mechanism) Display PLA(2) Activity Similar to the Human Orthologue. ANTIOXIDANTS, v. 8, n. 3 MAR 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.