Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando o uso de nova tecnologia de edição de genoma como uma abordagem rápida para o estudo da biologia de topoisomerases em Trypanosoma Cruzi

Processo: 16/08958-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 06 de setembro de 2016
Vigência (Término): 05 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Glaucius Oliva
Beneficiário:Fernanda Cristina Costa
Supervisor no Exterior: John Morrison Kelly
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : London School of Hygiene and Tropical Medicine, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/15145-7 - Estudos estruturais da enzima topoisomerase II mitocondrial de tripanossomatídeos, BP.PD
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Parasitologia

Resumo

Trypanosoma cruzi é um importante patógeno causador de Doença de Chagas. Devido a sua complexidade genética, e ao número limitado de ferramentas eficientes para editoramento gênico, poucos estudos e entendimento da biologia do parasita tem sido realizado. O sistema CRISPR- Cas9 tem sido adaptado e se mostrado como uma ferramenta eficiente para a manipulação gênica de Trypanosoma cruzi. Tem permitido o estudo de genes essenciais e avaliação de sua função, além de facilitar o estudo de famílias gênicas. A Cas9, no entanto, pode apresentar-se inespecífica, o que representa o maior desafio em editoramento gênico. Estudos recentes estabeleceram uma Cas9 geneticamente engenheirada, com reduzida inespecificidade, mantendo a robustez na clivagem alvo-específica, promovendo assim uma ferramenta para editoramento de alta especificidade. Está proposta se propõe a avaliar o potencial das novas enzimas Cas9 em T. cruzi, tendo como objeto de estudo os genes de topoisomerase. Tripanosomatídeos apresentam 6 genes, sendo que os estudos funcionais desses genes foram realizados principalmente em Trypanosoma brucei, devido a presença da maquinaria de RNA de interferência nesses parasitas. Os inibidores de topoisomerase estão entre os fármacos mais eficientes e mais usados contra câncer e bactérias, sendo, portanto, de grande relevância seu estudo em T. cruzi como um possível novo alvo terapêutico. A interrupção sistemática dos genes de topoisomerase usando as novas enzimas Casp9 pode levar a um melhor entendimento das possíveis funções das diferentes topoisomerases, além de otimizar a aplicação da tecnologia CRISPR-Cas9 em T. cruzi.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLMO, FRANCISCO; COSTA, FERNANDA C.; MANN, GURDIP SINGH; TAYLOR, MARTIN C.; KELLY, JOHN M. Optimising genetic transformation of Trypanosoma cruzi using hydroxyurea-induced cell-cycle synchronisation. Molecular and Biochemical Parasitology, v. 226, p. 34-36, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
COSTA, FERNANDA CRISTINA; FRANCISCO, AMANDA FORTES; JAYAWARDHANA, SHIROMANI; CALDERANO, SIMONE GUEDES; LEWIS, MICHAEL D.; OLMO, FRANCISCO; BENEKE, TOM; GLUENZ, EVA; SUNTER, JACK; DEAN, SAMUEL; KELLY, JOHN MORRISON; TAYLOR, MARTIN CRAIG. Expanding the toolbox for Trypanosoma cruzi: A parasite line incorporating a bioluminescence-fluorescence dual reporter and streamlined CRISPR/Cas9 functionality for rapid in vivo localisation and phenotyping. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 12, n. 4 APR 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.