Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do tratamento com exercício na responsividade de neurônios da raiz dorsal em um modelo animal de dor lombar

Processo: 16/14308-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Maria Cláudia Gonçalves de Oliveira
Beneficiário:Graciana de Azambuja
Supervisor no Exterior: Rolf-Detlef Treede
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Local de pesquisa: Heidelberg University, Mannheim, Alemanha  
Vinculado à bolsa:15/20738-0 - Hipoalgesia Induzida pelo Exercício: Efeito do exercício físico crônico e individualizado e avaliação do envolvimento dos receptores PPAR-³ nesse processo, BP.MS
Assunto(s):Dor lombar   Neurofisiologia   Eletrofisiologia   Fatores de crescimento neural   Natação

Resumo

Lombalgia é uma das condições de dor crônica mais comuns em humanos. Na maioria dos casos, a origem da dor não pode ser determinada por métodos de diagnóstico clínicos convencionais (dor lombar não-específica). Ainda são escassos os dados existentes sobre as intervenções que poderiam impedir ou diminuir a lombalgia crônica não-específica. O tratamento clássico para a dor lombar não-específica é o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, nos últimos anos, a prescrição de exercício regular surgiu como um tratamento eficaz para a dor aguda e crônica. Até agora, não há dados disponíveis que mostram a influência do tratamento com exercício regular no processo de sensibilização dos neurônios do corno dorsal da coluna vertebral, local onde ocorre o primeiro passo no desenvolvimento da dor crônica. O objetivo deste estudo é investigar a influência do tratamento de exercício sobre a resposta do comportamento dos neurônios do corno dorsal em um modelo animal de dor lombar induzida por repetidas injeções de NGF. O modelo imita sinais e sintomas de atividades musculares que normalmente não são dolorosas, mas sobrecarrega o músculo que, a longo prazo pode levar à dor crônica. Registos electrofisiológicos irão ser feitos a partir de neurônios individuais do corno dorsal para avaliar os efeitos do tratamento com exercício no estado de sensibilização neuronal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE AZAMBUJA, G.; HORTSCHT, U.; HOHEISEL, U.; OLIVEIRA FUSARO, M. C.; MENSE, S.; TREEDE, R. -D.. Short-term swimming exercise attenuates the sensitization of dorsal horn neurons in rats with NGF-induced low back pain. EUROPEAN JOURNAL OF PAIN, v. 22, n. 8, p. 1409-1418, . (16/14308-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.