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Controle com parâmetros linearmente variantes aplicado a máquinas rotativas

Processo: 16/13059-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 26 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Katia Lucchesi Cavalca Dedini
Beneficiário:Matheus Freire Wu
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20363-6 - Identificação e controle tolerantes a falhas em sistemas rotativos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/15494-0 - Controle de vibrações de uma bancada de testes com mancais hidrodinâmicos usando controle gain-schduled, BE.EP.DD
Assunto(s):Sistemas de controle multivariável   Controle adaptativo   Máquinas rotativas   Rotor   Mancais

Resumo

Esse projeto é associado ao tópico 4.3.1 da proposta de projeto temático e consiste no desenvolvimento de um controle para um rotor suportado por mancais hidrodinâmicos suscetível a instabilidade fuído-induzida e variações de parâmetros devido a dependência do modelo a velocidade de rotação e ao desgaste dos componentes. É proposto aplicar e comparar controladores robustos, como H e mu-synthesis, com controladores adaptativos, controle LPV (Linear Parameters Varying). Essa tarefa requer a identificação da sensibilidade do sistema a diferentes fontes de variação, e a decisão de classificá-las como incertezas ou variações paramétricas, uma vez que essa decisão em geral impacta na relação entre robustez, performance e complexidade computacional. O esforço de controle será então aplicado ao rotor sem contato físico através de um atuador eletromagnético, que também pode ser fonte de incerteza no sistema. Os controladores projetados serão então comparados através de simulações computacionais; é esperado obter um desempenho superior do controlador LPV, visto que ele não é tão conservador quanto as técnicas de controle robusto. Os resultados obtidos serão então validados experimentalmente em uma bancada de testes. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WU, MATHEUS F.; CAVALCA, KATIA L.; MARKERT, RICHARD. Feedforward Rotor Fault Compensation. STRUCTURAL CONTROL & HEALTH MONITORING, v. 27, n. 6 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.
WU, MATHEUS F.; CAVALCA, KATIA L.; MARKERT, RICHARD. Feedforward Rotor Fault Compensation. STRUCTURAL CONTROL & HEALTH MONITORING, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
WU, MATHEUS FREIRE; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Experimental validation and comparison between different active control methods applied to a journal bearing supported rotor. STRUCTURAL CONTROL & HEALTH MONITORING, v. 26, n. 12 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
ALVES, DIOGO STUANI; WU, MATHEUS FREIRE; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Application of gain-scheduled vibration control to nonlinear journal-bearing supported rotor. Journal of Sound and Vibration, v. 442, p. 714-737, MAR 3 2019. Citações Web of Science: 1.

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