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Educação inclusiva e formação de professores: análise dos currículos dos cursos de licenciatura das universidades estaduais das regiões sul e sudeste

Processo: 16/06411-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Beneficiário:Paloma Laurea Lagassi
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Educação especial   Inclusão escolar   Licenciatura   Formação de professores   Planejamento pedagógico   Análise documentária   Região Sul   Região Sudeste
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | educação inclusiva | formação de professores | Educação Especial

Resumo

A educação inclusiva é tema candente no cenário atual, sendo discutida tanto nas esferas políticas quanto acadêmicas, de forma a estruturar pressupostos e ações que favoreçam a construção de uma escola democrática, na qual os alunos independente de suas necessidades tenham acesso a uma educação de qualidade. Sendo assim, a formação de professores para atuar em uma escola inclusiva precisa ser discutida, já que diversas pesquisas vem mostrando o papel central da formação docentes na efetivação da inclusão escolar. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas das universidades estaduais do Sul e do Sudeste no que tange a discussão dos pressupostos da educação inclusiva. Este estudo se baseará na análise de documentos de forma a buscar dados que tracem um panorama dos cursos de licenciatura analisados e de como os mesmos vem ou não contemplando as discussões prementes à inclusão. Busca então contribuir para o aprofundamento das discussões que permeiam o processo de inclusão e focar na importância da constituição dos currículos dos cursos de formação inicial como forma favorecer a construção de uma escola democrática.

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