Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial dos óbitos por tuberculose no município de Manaus (AM)

Processo: 16/11049-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Alexandre Arcêncio
Beneficiário:Bianca Mendonça Rocha
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epidemiologia   Tuberculose   Sistemas de saúde   Mortalidade   Registros de mortalidade   Análise espacial   Estudos ecológicos   Manaus (AM)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Espacial | mortalidade | Tuberculose | Epidemiologia

Resumo

Estudos relacionados a óbitos por tuberculose representam, atualmente, um importante investimento para compreender os nós críticos dos sistemas de saúde no controle da doença e também para destacar os grupos mais vulneráveis ao evento. Nesse sentido, objetivou-se analisar a distribuição espacial dos óbitos por TB em Manaus/AM através do estimador de intensidade Kernel, para identificação e representação das áreas geográficas potencialmente mais vulneráveis à ocorrência desse evento. Trata-se de um estudo ecológico, cujos dados referentes aos óbitos, período de 2006 à 2014, serão obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Será utilizado como unidade de análise os setores censitários definidos pelo Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise exploratória dos dados, através de medidas de tendência central e distribuição de frequência, será realizada no software Statistica®. No tocante à análise espacial, proceder-se-á primeiramente a geocodificação dos dados com a base cartográfica, utilizando o software TerraView versão 4.2.2. Em seguida, será utilizado a técnica de análise da densidade de pontos - Estimativa de Intensidade Kernel - para a identificação e representação das áreas com maiores densidades dos óbitos por Km2. O gerenciamento das informações e a elaboração do mapa coroplético serão realizados no ArcGis versão 10.1. O projeto será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo atendendo a Resolução nº466/2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)