Busca avançada
Ano de início
Entree

A proposta nos módulos do Projeto Logos II e a Prática docente do professor-cursista em Rondônia.

Processo: 16/00850-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Arlete de Jesus Brito
Beneficiário:Cristiane Talita Gromann de Gouveia
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Material didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:historia da educação | material didático | Professores Leigos | História da Educação

Resumo

Na década de 1970, foi implantado o Projeto Logos II em alguns estados do Brasil, com objetivo de formar professores não titulados que estavam atuando em sala de aula nas quatro primeiras séries do 1º Grau. Em regime emergencial, esse programa habilitava em nível de segundo grau e magistério, trabalhava com o ensino a distância, no sistema modular. Em Rondônia, estudos apontam que o Projeto foi desenvolvido de 1976 a 1994, mas, apesar de sua importância para a educação, uma vez que foi um dos primeiros no estado e representou uma possível via de entrada de propostas educacionais, não há pesquisas que tratem especificamente da formação dos cursistas do Logos II. Assim, a pesquisa aqui delineada, tem como objetivo elaborar uma interpretação histórica com base no paralelo entre as propostas teóricas que permeavam os módulos do Logos II e as crenças e percepções a respeito da apropriação dessas propostas e suas possíveis aplicações em sala de aula, por parte dos professores rondonienses que cursaram o referido projeto. Como fontes, foram considerados os módulos, as legislações, as fichas de matrículas, os históricos escolares, os diplomas e fotos de cursistas referentes ao Logos II, além disso, analisamos também as entrevistas que foram realizadas com professores-cursistas nas cidades de Ariquemes, Pimenta Bueno e Vilhena, amostras de locais onde o projeto funcionou. Como aportes teórico-metodológicos, têm-se principalmente o paradigma indiciário de Ginzburg, o conceito de documento como citado por Le Goff, a crítica ao documento de Bloch, a triangulação de dados de Mathison, a concepção de memória, como tratado por Halbwachs e a definição de currículo de Goodson.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOUVEIA, Cristiane Talita Gromann de. A proposta nos módulos do Projeto Logos II e a prática docente do professor-cursista em Rondônia. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.