Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise genômica do Plasmodium vivax: identificação de recaídas e associação com efeitos adversos na gravidez em mulheres da Amazônia Brasileira

Processo: 16/13465-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 30 de setembro de 2016
Vigência (Término): 29 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Cláudio Romero Farias Marinho
Beneficiário:Jamille Gregório Dombrowski
Supervisor no Exterior: Susana Gomes Campino
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : London School of Hygiene and Tropical Medicine, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/04755-3 - Associação entre malária gestacional, restrição do crescimento intrauterino e baixo peso ao nascer na Amazônia Extremo-Ocidental Brasileira, BP.DD
Assunto(s):Diversidade genética   Plasmodium vivax

Resumo

A malária durante a gravidez é um grave problema de saúde pública. A doença é caracterizada pela presença do Plasmodium spp. no sangue periférico ou na placenta, com impacto sobre a saúde materna e fetal. Embora o efeito da malária gestacional por P. vivax seja menos descrito do que por P. falciparum, estudos recentes indicam que ambas as espécies representam uma ameaça para a mãe e feto. Várias hipóteses, tanto do lado do hospedeiro quanto do parasita, vêm sendo levantadas para explicar os diferentes desfechos durante a gestação após a infecção por vivax. Uma das hipóteses que tem sido implicada com a gravidade da doença está relacionada com a estrutura genética das populações de Plasmodium. Considerando-se que os parasitas da placenta apresentam um fenótipo distinto daqueles da circulação periférica, ainda não se sabe se estes são geneticamente diferentes. A análise preliminar de uma coorte prospectiva de gestantes conduzidas por nós na Amazônia revelou um perfil distinto de lesões placentárias e a presença de infecções recorrentes durante a gravidez. Desta forma, justifica-se o desenvolvimento de um projeto com objetivo de avaliar a diversidade genética das populações de P. vivax entre as gestantes da Amazônia brasileira. Assim, propomos estudar a genética do P. vivax em amostras isoladas de gestantes, através do sequenciamento do genoma total pelo método de "Paired-end" da Illumina utilizando o sistema MiSeq Analyser. Isso permitirá identificar haplótipos de P. vivax e associá-los com resultados adversos da gravidez, determinando as causas de um grande número de recidivas nesse grupo populacional. Assim será possível discriminar os casos de reinfecção, recrudescência e recaída. O entendimento dos aspectos biológicos das infeções por P. vivax associadas à malária gestacional poderá contribuir futuramente para delinear novas estratégias de tratamento para gestantes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMBROWSKI, JAMILLE G.; SOUZA, RODRIGO M.; CURRY, JONATHAN; HINTON, LAURA; SILVA, NATERCIA R. M.; GRIGNARD, LYNN; GONCALVES, LIGIA A.; GOMES, ANA RITA; EPIPHANIO, SABRINA; DRAKELEY, CHRIS; HUGGETT, JIM; CLARK, TAANE G.; CAMPINO, SUSANA; MARINHO, CLAUDIO R. F. G6PD deficiency alleles in a malaria-endemic region in the Western Brazilian Amazon. Malaria Journal, v. 16, JUN 15 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.