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Análise aeroelástica incluindo folga assimétrica

Processo: 16/12989-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Mateus Daniel
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade   Controle de aeronaves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Folga assimétrica | linearização equivalente | oscilação de ciclo limite | seção típica aeroelástica | Aeroelasticidade

Resumo

A identificação de oscilações de ciclo limites (OCL) em superfícies de controle de aeronaves é um tópico com profundo impacto no desenvolvimento de novas aeronaves. O tema recebeu forte demanda de estudos recentemente devido indicações das agências de certificação aeronáutica que técnicas de predição de OCL podem ser brevemente exigidas. Assim, nesta pesquisa a técnica de linearização equivalente é estudada para identificação de possíveis pontos de OCLs em um envelope de voo devido folga geométrica com implicação de torque restaurador elástico não linear. Considera-se o modelo aeroelástico da seção típica de dois graus de liberdade com força e momento aerodinâmico estacionários. As amplitudes de frequências de OCL são obtidas usando uma função descritiva para cada amplitude de folga. Em particular, a proposta compreende discutir detalhadamente o caso de folga assimétrica que assemelha-se com a situação real de uma aeronave.

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