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A influência da variável sexo nos sintomas ansiosos em adolescentes de 13 anos

Processo: 16/07988-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 10 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Luíza Almeida Amoroso
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Transtornos de ansiedade   Desenvolvimento cognitivo   Adolescência   Sinais e sintomas   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | ansiedade | Transtorno de Ansiedade | Terapia Cognitivo-comportamental

Resumo

A adolescência é um período compreendido entre os 10 e 19 anos, sendo uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. Nessa fase ocorrem diversas transformações puberais, que desencadeiam mudanças físicas, sociais, psicológicas e cognitivas que tornam os adolescentes mais vulneráveis à ocorrência de desordens emocionais e psicológicas. Nesse sentido, o transtorno de ansiedade, caracterizado por medos e ansiedades excessivos, é o terceiro mais comum na adolescência, de forma que a prevalência deste difere-se quanto ao sexo dos indivíduos. Desta maneira, este estudo tem como objetivo verificar a influência da variável sexo sobre os sintomas ansiosos em uma amostra de 250 estudantes de 13 anos de escolas estaduais do interior de São Paulo, além de realizar uma caracterização dos sintomas ansiosos em relação aos escores totais e suas subescalas. As escolas serão selecionadas aleatoriamente, bem como as turmas participantes. O instrumento utilizado será o Spence Children's Anxiety Scale (SCAS) adaptado para o português. Os dados serão analisados em programas estatísticos como o Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 17.0 e R. Será considerado o nível de significância de 0,05 e intervalo de confiança 95%. Este projeto faz parte de um projeto maior realizado pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC - USP).

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