Busca avançada
Ano de início
Entree

Neuromodulação não invasiva do córtex frontal de sujeitos com obesidade: estudo prova de conceito

Processo: 16/04766-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Vivian Marques Miguel Suen
Beneficiário:Priscila Giacomo Fassini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07970-6 - Neuromodulação não invasiva do córtex frontal de sujeitos com obesidade: estudo prova de conceito, BE.EP.PD
Assunto(s):Perda de peso   Comportamento alimentar   Obesidade   Estimulação transcraniana por corrente contínua

Resumo

A prevalência de obesidade continua cada vez mais alarmante no Brasil e no mundo. A terapia mais amplamente recomendada para a obesidade é a modificação do estilo de vida, no entanto, a implementação dessas mudanças que podem levar a uma perda de peso é difícil e a manutenção da perda de peso a longo prazo é ainda mais desafiadora. Um crescente corpo de trabalho no campo da obesidade e de integração baseadas no cérebro indicam um potencial para projetar novas intervenções terapêuticas. A estimulação transcraniana por corrente contínua é uma técnica bem estudada para a modulação não invasiva da atividade cerebral, e vem demostrando, por meio de estudos recentes, contribuir para reduzir o desejo de alimentos e a ingestão alimentar e, mais recentemente, o peso corporal. Esta técnica melhora os processos cognitivos, que são a chave para a auto-regulação do comportamento alimentar, tais como o controle inibitório. Desta forma, o presente estudo prova-de-conceito, randomizado, duplo-cego, controlado, tem como finalidade avaliar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua, isoladamente e em combinação com uma dieta hipocalórica, no peso corporal com o objetivo de auxiliar a perda de peso e evitar a recuperação de peso ao longo do tempo. Esta proposta inovadora de pesquisa clínica exploratória utiliza uma intervenção biomédica que poderia transformar o paradigma para a perda de peso e manutenção da perda de peso, oferecendo uma nova forma de tratar a obesidade. Os resultados deste estudo levarão a estudos maiores a longo prazo para avaliar essa intervenção de neuromodulação não invasiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Grupo da USP avalia efeito da neuromodulação não invasiva no tratamento da obesidade 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (22 total)
Mais itensMenos itens

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FASSINI, PRISCILA GIACOMO; DAS, SAI KRUPA; MIGUEL SUEN, VIVIAN MARQUES; MAGEROWSKI, GRETA; MARCHINI, JULIO SERGIO; DA SILVA JUNIOR, WILSON ARAUJO; CHANGYU, SHEN; ALONSO-ALONSO, MIGUEL. Appetite effects of prefrontal stimulation depend on COMT Val158Met polymorphism: A randomized clinical trial. APPETITE, v. 140, p. 142-150, SEP 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.