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Investigação da relação entre o consumo de combustíveis e o nível de emissões de CO2 gerados pelo transporte rodoviário brasileiro e variáveis de natureza econômica e sociodemográfica

Processo: 16/13727-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Nair Cristina Margarido Brondino
Beneficiário:Giovanna Gomes Huysmans
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte rodoviário   Planejamento de transportes   Consumo de combustível   Dióxido de carbono   Causalidade   Soft computing   Análise de séries temporais   Modelos (análise multivariada)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo de combustíveis | modelo VAR | Teste de causalidade | transporte rodoviário | Planejamento de Transportes

Resumo

Este projeto de pesquisa faz parte de um projeto maior e mais complexo, cujo objetivo é modelar o consumo de combustíveis e a emissão de CO2 gerados pelo transporte rodoviário brasileiro, em função de variáveis de natureza sociodemográfica e econômica, a partir da utilização de um sistema híbrido, envolvendo técnicas estatísticas e soft computing. A proposta se justifica pelo fato de que a demanda pela energia fornecida por combustíveis vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil e a maior parte dessa energia é proveniente de fontes não renováveis, afetando direta e indiretamente o meio ambiente. Desta forma, o entendimento das relações entre o consumo e variáveis sociodemográficas e econômicas pode auxiliar no planejamento de políticas que visem a otimizar a utilização destes recursos de forma sustentável. Como o problema envolve o tratamento de várias séries temporais, a relação de causalidade entre as variáveis envolvidas deve ser avaliada a priori. Nesse contexto, este projeto de pesquisa tem por objetivo principal realizar uma análise dos dados que serão utilizados no estudo, a partir de ferramentas de Análise de Séries Temporais, tanto univariada como multivariada. Como objetivos específicos, pretende-se: 1) avaliar a estacionariedade das séries e o mecanismo gerador das perturbações das mesmas, de forma individual; 2) utilizar o modelo VAR (Vetores Autorregressivos) para avaliar a relação entre as variáveis de forma conjunta, com vistas a investigar as relações de causalidade entre as variáveis envolvidas e determinar o número de lags a serem incluídos na entrada dos sistemas de soft computing. Os dados serão levantados junto a sites de órgãos oficiais, tais como IBGE, Ministério das Minas e Energia, ANP e FMI, entre outros.

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