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O sistema ferroviário na região de Presidente Prudente: um estudo sobre a Ferrovia Sorocabana

Processo: 16/17603-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serafim Gomes
Beneficiário:Carlos Eduardo de Almeida Sampaio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrovias   Transporte ferroviário   Desenvolvimento econômico regional   Desenvolvimento regional   Integração regional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrada de Ferro Sorocabana | Infraestrutura logística | Integração | Região de Presidente Prudente | Sistema de transporte ferroviário | Geografia dos Transportes

Resumo

As primeiras ferrovias no Brasil surgiram em meados e final do século XIX. Em 1858 surgiu a Estrada de Ferro Dom Pedro II, no Rio de Janeiro e, em 1867, a Estrada de Ferro São Paulo Railway, de capital inglês, em São Paulo. Com o desenvolvimento da cultura do café foram criadas as Companhias Ferroviárias, entre elas a Estrada de Ferro Sorocabana (1876). Todavia, com a crise do café no final dos anos 1890 algumas ferrovias foram encampadas pelo Estado e, posteriormente arrendadas em 1905. As ferrovias tiveram papel importante na organização do território, contribuindo para o desenvolvimento de cidades no interior do estado de São Paulo. Nesse sentido, elas tiveram papel fundamental para a região Oeste do estado de São Paulo, pois a implantação da malha ferroviária facilitou o escoamento da produção de café até os portos. Além disso, as ferrovias permitiram a circulação de pessoas e mercadorias. Sendo assim, as ferrovias contribuem para o deslocamento de mercadorias, pessoas, favorecendo a dinâmica regional. Nos anos 1990, com a adesão às políticas neoliberais, inicia-se, sobretudo a partir de 1995 o processo de desestatizações das ferrovias federais (RFFSA - Rede Ferroviária Federal S.A, FERRONORTE, Norte-Sul e outras) e estaduais (FEPASA - Ferrovia Paulista S/A e FERROPAR - Ferrovia Paraná S/A), concedidas às empresas privadas. A Ferrovia Sorocabana foi concedida à América Latina Logística e no início dos anos 2000 e foi desativado o trecho Presidente Prudente - Epitácio. Com a retomada da ferrovia na região facilitaria o escoamento da produção regional, além de trazer matéria-prima para as indústrias. Esta pesquisa objetiva-se compreender a importância do sistema ferroviário para a integração na região de Presidente Prudente, com destaque a Ferrovia Sorocabana no trecho Presidente Prudente -Epitácio. (AU)

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