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Projeto de conversações públicas na diferença de opiniões sobre o Programa Bolsa Família

Processo: 16/19156-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Laura Vilela e Souza
Beneficiário:Pamela Lopes Marques
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Construcionismo social   Assistência à família   Políticas públicas   Diálogo   Opinião pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção Social Básica | Construcionismo Social | Conversações Públicas | Facilitação de Diálogos | Programa Bolsa Familia | Processos grupais e de comunicação

Resumo

A implantação do Projeto Bolsa Família (PBF) nas políticas públicas nacionais divide opiniões e é tema de debates acirrados que acabam servindo para a disseminação de ódio e preconceito entre as pessoas. A metodologia de facilitação de diálogos do Projeto de Conversações Públicas (PCP), pouco conhecida no Brasil, oferece instrumentos para uma conversa alternativa ao distanciamento causado pelo antagonismo de ideias. Neste projeto, busca-se analisar os efeitos do uso dessa metodologia na promoção de um diálogo entre pessoas com opiniões polarizadas sobre o PBF. Para tanto, será realizado um encontro de conversação pública na cidade de Ribeirão Preto, com a participação de seis pessoas com opiniões extremadas e divergentes sobre o tema. As conversas preparatórias individuais com cada participante e o encontro serão áudio-gravados e sua transcrição, somada aos formulários de feedback de participação preenchidos pelos participantes ao término do encontro, serão analisados a partir da perspectiva construcionista social. Estudar esse processo dialógico é dar espaço para conteúdos que não costumam estar presentes nos espaços públicos de debate sobre o PBF, permitindo novos sentidos para conversas menos conflitivas sobre o tema. Além de oferecer subsídios para intervenções de facilitação de diálogo sobre o assunto em caráter preventivo, no favorecimento de uma cultura de paz social. (AU)

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