Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação da versão adaptada do questionário Rhinitis Control Assessment Test (RCAT) para crianças entre seis e onze anos de idade (RCAT kids)

Processo: 16/17560-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Gustavo Falbo Wandalsen
Beneficiário:Fábio Zanini
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de doenças   Crianças   Rinite alérgica   Sinais e sintomas   Saúde da criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle | crianças | Questionário | rinite alérgica | sintomas | Pediatria - Alergia

Resumo

O questionário Rhinitis Control Assessment Test (RCAT) avalia o nível de controle dos pacientes com rinite alérgica. Sua versão traduzida e adaptada para a língua portuguesa foi aplicada em pacientes maiores de 12 anos com diagnóstico comprovado de rinite alérgica e demonstrou confiabilidade, validade e reprodutibilidade, sendo considerado, pelos próprios pacientes, como um bom instrumento avaliador do nível de controle da rinite alérgica em nosso meio. Na ausência de um instrumento de avaliação semelhante para crianças de 6 a 11 anos, foi elaborado pelos pesquisadores do nosso departamento uma adaptação do RCAT - o RCAT Kids - que visa servir como instrumento para avaliar o nível de controle da rinite em pacientes entre 6 e 11 anos de idade. Para tanto, avaliaremos 140 crianças, pacientes do ambulatório, através do questionário RCAT Kids, escore de sintomas nasais e extras nasais e de uma medida objetiva da função nasal através do pico de fluxo nasal inspirado. Também serão consideradas a opinião médica sobre o paciente no que se refere ao controle dos sintomas e adesão ao tratamento proposto. Os questionários serão reaplicados posteriormente nos pacientes que tiverem retorno da consulta inicial para avaliação da sua reprodutibilidade e responsividade. A adaptação e validação desse novo questionário possui grande potencial prático, podendo servir como ferramenta adicional no manejo da rinite alérgica de crianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)