Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise evolutiva de Genes Novos em Drosophila através dos Transcriptomas da Gametogênese

Processo: 16/09378-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 11 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria Dulcetti Vibranovski
Beneficiário:Gabriel Nassar Reich Goldstein
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20844-4 - O papel da gametogênesis na origem e evolução dos genes novos, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):18/12585-7 - Análise Evolutiva de Genes Novos em Drosophila através de Transcriptomas da Gametogênese, BE.EP.DR
Assunto(s):Ovário   Biologia evolutiva   Gametogênese   Expressão gênica   Testículo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:expressão gênica | gametogênese | Ovário | Testículo | biologia evolutiva

Resumo

Genes novos são aqueles que surgiram recentemente na história evolutiva de um táxon, através de diversos mecanismos genéticos, como duplicação de DNA, retrotransposição e transferência lateral. Como muitos destes genes possuem cópias semelhantes no genoma, o seu destino mais comum é a pseudogenização, já que a presença de uma das cópias usualmente é suficiente para o funcionamento normal do indivíduo. Porém, estudos recentes mostraram que estes genes estão envolvidos com processos biológicos extremamente importantes, como a gametogênese masculina, ou seja, alguns genes novos adquiriram novas funções diferentes daquelas exercidas pelos genes parentais. Estudos sobre genes novos enfrentam vários obstáculos, como a dificuldade de detecção destes genes, devido a sua semelhança com os genes parentais, e seu estrito perfil de expressão, muitas vezes ocorrendo apenas no testículo. Por causa destas dificuldades, a anotação destes genes é feita utilizando espécies-modelo como D. melanogaster, que tem genomas bem montados e muitos estudos funcionais. Isto faz com que estimativas de taxa de origem de genes novos sejam limitadas aos grupos filogenéticos que contém estas espécies. Para que possamos compreender melhor a história evolutiva de genes novos, este trabalho propõe estimar a taxa de origem dos mesmos no gênero Drosophila sem o viés da espécie modelo, anotando os genes novos utilizando a montagem de novo do transcriptoma de testículo e ovário de várias espécies do gênero.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOLDSTEIN, Gabriel Nassar Reich. Identificação de genes novos de Drosophila utilizando machine learning. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.