Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida de crianças com implante coclear

Processo: 16/24216-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adriane Lima Mortari Moret
Beneficiário:Joice de Moura Silva
Instituição-sede: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Audiologia   Implante da cóclea   Qualidade de vida

Resumo

Introdução: O Implante Coclear é uma alternativa de tratamento em perdas de grau severo e/ou profundo. Quando associado a medidas adequadas de habilitação e apoio familiar, este dispositivo possibilita o acesso à percepção da fala, melhora significativa na comunicação oral, na qualidade de vida e no convívio destes indivíduos em sociedade. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de crianças com perda auditiva pré-lingual usuárias de implante coclear e correlacionar com os resultados de percepção auditiva da fala, com o desempenho na linguagem oral e com o grau de permeabilidade da família no processo terapêutico. Metodologia: Estudo transversal descritivo desenvolvido pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru e Seção de Implante Coclear - Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, campus de Bauru. O estudo contará com coleta de dados e análise documental de prontuários de 20 crianças de ambos os gêneros, com idade entre seis anos completos e 12 anos incompletos, usuárias de Implante Coclear, pacientes regularmente matriculados na Seção de Implante Coclear e seus respectivos pais e/ou responsáveis legais. A amostra será selecionada aleatoriamente a partir da demanda espontânea de rotina de acompanhamento da Seção de Implante Coclear durante o período de janeiro a julho de 2017, em conformidade com os critérios de inclusão e de exclusão previamente estabelecidos. Análise dos dados: A avaliação dos resultados coletados na pesquisa será feita de maneira descritivo-qualitativa e análise estatística quantitativa indutiva dos dados, por meio do teste Coeficiente de Correlação de Spearman (nível de significância de 5%) aplicado entre os achados da qualidade de vida, desempenho auditivo, linguagem oral e permeabilidade da família. Resultados esperados: Espera-se com este trabalho obter dados e informações relevantes acerca da qualidade de vida de crianças com Implante Coclear a partir da percepção dos pais, e encontrar correlações positivas entre o grau de permeabilidade da família no processo terapêutico e os resultados no desempenho de percepção auditiva da fala, da linguagem oral e da qualidade de vida de crianças com Implante Coclear. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOICE DE MOURA SILVA; MIDORI OTAKE YAMADA; ELIDA GARBO GUEDES; ADRIANE LIMA MORTARI MORET. Factors influencing the quality of life of children with cochlear implants,. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 86, n. 4, p. 411-418, Ago. 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.