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Interação pelo olhar em computação vestível: uma interface para a Internet das Coisas

Processo: 17/04406-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Carlos Hitoshi Morimoto
Beneficiário:Jose Antonio Tula Leyva
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/10148-3 - Interação pelo Olhar em Computação Vestível: uma Interface para a Internet das Coisas, AP.R
Assunto(s):Interação homem-máquina   Interação usuário-computador   Internet das coisas

Resumo

A Internet das Coisas (IoT) vai permitir que um grande número de dispositivos se comuniquem conosco para os mais diversos propósitos. Criar uma forma eficaz, segura e robusta para interagir com esses dispositivos é um dos grandes desafios dessa área emergente. Nesse projeto propomos investigar o uso de plataformas computacionais vestíveis, enriquecidas com a informação do olhar, para interação com dispositivos IoT. Apesar de vários avanços recentes da computação vestível (CV), essa tecnologia ainda não atingiu grande alcance comercial, em parte devido à dificuldade de interação e limitação de suas aplicações. O estado atual da tecnologia de interação pelo olhar também apresenta restrições apesar de ser utilizada com relativo sucesso em interfaces para pessoas com deficiências físicas. Uma possível contribuição desse projeto será o desenvolvimento de uma forma ainda pouco explorada de interação em computação vestível. Em particular, para interações simples e rápidas em um contexto de IoT, o olhar pode fornecer à plataforma vestível informações importantes sobre o contexto para serem utilizadas pelas aplicações vestíveis. Um primeiro objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento de uma plataforma computacional vestível composta basicamente por um notebook, uma micro-monitor montado à frente do olho do usuário e um rastreador de olhar. Serão investigados dois modelos de monitores, um monocular e outro binocular. Uma vez construída essa plataforma, investigaremos como o olhar pode ser utilizado na interação, desenvolvendo novas interfaces de realidade aumentada para dispositivos IoT controladas pelo olhar. Esse projeto será desenvolvido com a participação de vários alunos da graduação e pós-graduação da USP. (AU)