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AREThA: gaze interaction for the internet of things through augmented reality

Processo: 17/50121-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2018 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: University of Melbourne
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Carlos Hitoshi Morimoto
Beneficiário:Carlos Hitoshi Morimoto
Pesq. responsável no exterior: Eduardo Velloso
Instituição no exterior: University of Melbourne, Austrália
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/10148-3 - Interação pelo olhar em computação vestível: uma interface para a Internet das Coisas, AP.R
Assunto(s):Plataforma (computação)  Computação vestível  Internet das coisas  Interação homem-máquina  Cooperação internacional 

Resumo

A Internet das Coisas (IoT) vai permitir que um grande número de dispositivos se comuniquem conosco. Nesse projeto propomos investigar o uso de plataformas computacionais vestíveis, enriquecidas com a informação do olhar, para interação com dispositivos IoT. Apesar de vários avanços recentes da computação vestível (CV), essa tecnologia ainda apresenta várias dificuldades de interação. A interação pelo olhar também apresenta restrições apesar de ser utilizada com relativo sucesso em interfaces para pessoas com deficiências físicas. Uma primeira contribuição desse projeto será o desenvolvimento de interfaces baseadas no olhar para interação em computação vestível. Em particular, propomos interações simples e rápidas em um contexto de I0T, onde o olhar pode fornecer à plataforma vestível informações importantes sobre o contexto para serem utilizadas pelas aplicações vestíveis. Um primeiro objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento de uma plataforma computacional vestível composta basicamente por um notebook, um micro monitor montado à frente do olho do usuário e um rastreador de olhar. Serão investigados dois modelos de monitores, um monocular e outro binocular. Uma vez construídas essas plataformas, investigaremos como o olhar pode ser utilizado na interação, desenvolvendo novas interfaces de realidade aumentada para dispositivos I0T controladas pelo olhar. (AU)