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Formação de professores no Mercosul: abordagem(s) no ensino de línguas próximas português língua estrangeira (PLE) e espanhol língua estrangeira (ELE)

Processo: 17/03378-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Nildiceia Aparecida Rocha
Beneficiário:Giovanna Cristina Lourencetti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/18540-0 - Formação de professores no Mercosul: abordagem(s) no ensino de línguas próximas Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE), AP.R
Assunto(s):Mercosul   Língua espanhola   Língua portuguesa   Ensino de língua estrangeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem(s) | Espanhol língua estrangeira | Formação de Professores de Línguas Estrangeiras | Línguas Próximas | Mercosul | português língua estrangeira | Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

Resumo

Atualmente, no contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países de fala hispânica e nos países de fala lusófona, como também pela valorização, no mundo em geral, do ensino de línguas enquanto estrangeiras como componente de competência comunicativo-discursiva, cultural e social. A partir deste contexto, este projeto de pesquisa pretende identificar e analisar as diferentes e variadas abordagens de ensino e aprendizagem que estão sendo postas em prática no ensino de PLE e de ELE, especificamente em Cursos de formação de professores de ditas línguas, no contexto da América do Sul, em especial nos seguintes países do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Considero ainda, relevante verificar o percurso histórico das abordagens de ensino das citadas línguas nos contextos especificados e analisar quais as abordagens foram mais recorrentes ao longo da história de ensino das línguas enfocadas e sobre que materialidade discursiva política e didático-pedagógica se concretizaram; também pretendo perscrutar, mais detidamente, as abordagens mais utilizadas em nossa atualidade de globalização e integração comunicativo-discursiva, segundo as implicações políticas e sociais, assim como tecnológica; deste modo, terei subsídios para elaborar um quadro interpretativo dos dados analisados sobre a(s) abordagem(s) no ensino e aprendizagem de PLE e de ELE no contexto supracitado e sua relevância no processo de internacionalização destas línguas como línguas estrangeiras. (AU)

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