Busca avançada
Ano de início
Entree

Transformação de funções emocionais em redes relacionais de comparação avaliada pelo priming semântico e potenciais relacionados a eventos (ERP)

Processo: 17/10037-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 15 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:João Henrique de Almeida
Supervisor no Exterior: Patrick Michael Dermot Barnes-Holmes
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Ghent University (UGent), Bélgica  
Vinculado à bolsa:14/01874-7 - Análise do efeito da nodalidade em redes relacionais derivadas de similaridade, oposição e hierarquia., BP.PD
Assunto(s):Cognição   Análise experimental   Comparação   Semântica

Resumo

Este projeto apresenta uma visão geral de uma proposta experimental e outras atividades planejadas para serem desenvolvidas durante o estágio na Universidade de Ghent, que serão uma extensão importante para a pesquisa principal que está sendo desenvolvida no pós-doc do beneficiário. A pesquisa principal, desenvolvida no Brasil, consiste em empregar estímulos abstratos e significativos (faces expressando emoções) para investigar efeitos de modalidade na transformação de funções - um processo que explica como podemos responder a estímulos arbitrários como se nós estivéssemos na presença de um estímulo de fato significativo - baseada na Teoria das Molduras Relacionais. Durante o estágio, o beneficiário irá focar em empregar a técnica de Potenciais de Ação Evocados como uma medida dependente adicional no estudo de relações de comparação de maior que e menor que. Este projeto apresenta resumidamente o plano de trabalho, a proposta experimental, seguido por um cronograma das atividades planejadas. No final está anexado uma versão mais detalhada do procedimento planejado. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; SOARES, LUCIA C. C. S.; WANG, TAINA F. L.; DE MORAIS, THAIS E. D. G.; MASCARENHAS, V, ANDRE; DE ROSE, JULIO C. Fearful Faces and the Derived Transfer of Aversive Functions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 70, n. 3, p. 387-396, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
PEREZ, WILLIAM F.; HUZIWARA, EDSON M.; RODRIGUES, RAONE M.; VILELA, EDUARDO C.; TOMANARI, GERSON Y.; VAIDYA, MANISH. Effect of observing response requirements to sample and comparison stimuli on the establishment of reject control (sample/S- relations). JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 114, n. 1 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
GOMES, CAINA T.; PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; RIBEIRO, ARTHUR; DE ROSE, JULIO C.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Assessing a Derived Transformation of Functions Using the Implicit Relational Assessment Procedure Under Three Motivative Conditions. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 4, p. 487-497, DEC 2019. Citações Web of Science: 1.
HENKLAIN, MARCELO H. O.; HAYDU, VERONICA BENDER; CARMO, JOAO S.; MUNIZ, MONALISA; PEREZ, WILLIAM F. Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP: TBC's content validity using the IRAP. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 205-214, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.; DORIGON, ANDREA H.; DE VASCONCELLOS, EDUARDO L.; DA SILVA, MARCO A.; LIMA, NAJRA D. P.; DE ALMEIDA, ROBERTA B. M.; MONTAN, RODRIGO N. M.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Implicit and Explicit Measures of Transformation of Function from Facial Expressions of Fear and of Happiness via Equivalence Relations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 1, p. 13-24, MAR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.