Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do compósito baseado em grafeno modificado com diferentes nanopartículas metálicas no desenvolvimento de um sensor eletroquímico para determinação de isotretinoína

Processo: 17/08733-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária
Pesquisador responsável:Ivana Cesarino
Beneficiário:Victória Quintas Fernandes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Isotretinoína   Grafenos   Nanopartículas metálicas   Sensores eletroquímicos   Poluição da água

Resumo

O projeto em estudo visa desenvolver e avaliar um sensor eletroquímico baseado em óxido de grafeno reduzido modificado com nanopartículas de prata, antimônio e cobre para a detecção do fármaco Roacutan - com o princípio ativo isotretinoína - em amostras de águas naturais. A presença desse componente em águas fluviais, provenientes de centros urbanos, pode ser relacionada com o uso descontrolado deste medicamento no tratamento de acne e neuroblastomas que, após sua administração, é excretado através da urina no sistema de esgotos, tornando-se assim, um poluente ambiental. A ingestão contínua da isotretinoína por longos períodos, pode acarretar em distúrbios e doenças devido à contaminação por este fármaco. Diante desse cenário, é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias modernas de análise da isotretinoína em baixas concentrações. Assim, serão desenvolvidos sensores eletroquímicos aliados à nanotecnologia voltados para monitoramento desse contaminante emergente em efluentes visando à saúde pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, VICTORIA QUINTAS; LEME SILVA, MARTIN K.; CESARINO, IVANA. Determination of isotretinoin (13-cis-retinoic acid) using a sensor based on reduced graphene oxide modified with copper nanoparticles. JOURNAL OF ELECTROANALYTICAL CHEMISTRY, v. 856, JAN 1 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.