Busca avançada
Ano de início
Entree

A travessia da delimitação ao alargamento: um sentido a mais de crítica em Kant

Processo: 17/07914-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maurício Cardoso Keinert
Beneficiário:Paulo Borges de Santana Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/05452-0 - A equivocidade em Kant e o poder crítico de alargar o pensamento, BE.EP.DR
Assunto(s):Pensamento   Crítica (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alargamento | critica | Delimitação | Kant | pensamento | Filosofia Moderna - Kant

Resumo

O propósito dessa pesquisa é problematizar o tradicional sentido de crítica em Kant enquanto delimitação, mostrando seu vínculo com um sentido de alargamento do pensamento. O projeto crítico kantiano, quando temos em mente a Crítica da Razão Pura, inicia-se com um forte confronto com uma postura de alargamento do conhecimento para além da experiência. Nesse confronto, percebemos como a busca por esse alargamento põe em risco o domínio de todo o conhecimento a priori (ou de toda a filosofia). Porém, quando compreendemos o projeto crítico para além de uma propedêutica à ciência em geral, abre-se espaço para a compreensão do vínculo entre crítica e alargamento do pensamento. Essa abertura ocorre tanto nos textos kantianos publicados em revistas quanto na última Crítica, que, ao abordar um razoável número de conceitos oriundos de campos distintos, nos auxilia a compreender como a delimitação realizada pela investigação crítica tem como resultado a permissão, fora do âmbito do conhecimento, de um uso dos conceitos para além de sua validade objetiva, uso que, todavia, não incorreria em contradições ou confusões de linguagem. Ressaltar a preocupação com a maneira alargada do pensar, desse modo, nos fornece uma compreensão do sentido de crítica capaz de revelar a insuficiência do seu sentido referido ao conhecimento e também o motivo de seu vínculo à atividade reflexionante do Juízo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA JÚNIOR, Paulo Borges de. A travessia da delimitação ao alargamento: um sentido a mais de crítica em Kant. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.