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Escolarização e Associativismo: percursos de lutas por liberdade e cidadania no Paraná (1879-1917).

Processo: 17/11628-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Aldair Carlos Rodrigues
Beneficiário:Noemi Santos da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escravos   Escolarização   Associativismo   Paraná
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abolição e Pós-Abolição | Associativismo | Escolarização | Escravos | Liberdade e Cidadania | libertos | Paraná | trabalhadores livres | História do Brasil Império - História do Brasil República

Resumo

Este projeto se propõe a estudar a atuação de trabalhadores livres, escravos e libertos em iniciativas de escolarização ou associativas, no Paraná do período de abolição e pós-abolição. Visa também identificar as relações entre esta participação e as lutas por liberdade e cidadania empreendidas por esses sujeitos. Para tanto, pretendemos refletir sobre experiências de escolarização popular ocorridas no transcurso do século XIX ao XX, quando esses trabalhadores buscaram a instrução em escolas noturnas públicas. Ao mesmo tempo, queremos compreender o envolvimento desses sujeitos no associativismo pela emancipação no Paraná e em associações operárias no pós-abolição, nas quais a escolarização também se fazia presente. Partimos da hipótese de que o envolvimento desses trabalhadores escravizados, libertos ou livres com as escolas e associações teve implicações nas buscas por liberdade, aquisição e ampliação da cidadania no período, assim como representou uma continuidade entre essas experiências do fim da escravidão e implantação do trabalho livre. Assim, o objetivo é enfocar as conexões entre essas instituições e espaços de sociabilidade, seguindo trajetórias de vida de alguns desses agentes sociais, almejando encontrar os sentidos do seu envolvimento no acesso à liberdade e à cidadania.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Noemi Santos da. Direito de aprender: a educação nas lutas negras por emancipação (Paraná, 1853-1910). 2023. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.