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Plataforma de ensino de programação para crianças e jovens usando sistemas embarcados, storytelling, computação tangível e programação visual

Processo: 17/05925-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Kaique Lupo Leite
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas embarcados   Robótica   Linguagem de programação   Lógica computacional   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Programação | Robótica | Sistemas Embarcados | Sistemas Embarcados

Resumo

O ensino de programação para crianças e adolescentes envolve o aprendizado de diversas habilidades e conhecimentos de forma interativa, didática e moderna, além de inseri-los na atual sociedade informatizada em que vivemos. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento da primeira parte de uma plataforma de ensino de baixo custo voltada ao ensino de programação e lógica, utilizando conceitos de sistemas embarcados, storytelling, computação tangível e programação visual. A meta é ensinar programação e lógica de um modo divertido, interativo, prático e colaborativo, no qual a criança possa se sentir parte de um projeto grande e de importância para a história sendo contada. Ressalta-se, ainda, a utilização de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) ou sistemas embarcados, o que proporcionará à plataforma uma experiência única de aplicação dos conceitos básicos de programação e lógica. (AU)

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