Busca avançada
Ano de início
Entree

Um aplicativo para o care tool: subsídios para sua criação

Processo: 17/13807-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de novembro de 2017
Vigência (Término): 14 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Acacia Aparecida Angeli dos Santos
Beneficiário:Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz
Supervisor no Exterior: Janice M. Keefe
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Mount Saint Vincent University (MSVU), Canadá  
Vinculado à bolsa:15/20548-6 - O Inventário de Habilidades Sociais para cuidadores de idosos familiares: estudos psicométricos adicionais e elaboração de um manual para a aplicação, apuração e interpretação de resultados, BP.PD
Assunto(s):Idosos   Demência   Avaliação psicológica   Cuidadores   Geriatria

Resumo

Cuidar de um idoso torna-se cada vez mais comum no dia a dia da população. Isso acontece devido ao aumento na expectativa de vida e ao consequente aumento das doenças crônico-degenerativas. Exercer a tarefa de cuidar de um idoso dependente pode gerar estresse e sobrecarga. Diante disso, avaliar as necessidades dos cuidadores parece ser essencial para amenizar de forma eficiente os efeitos negativos do cuidar. A Ferramenta Aspirações, Realidades e Expectativas dos Cuidadores (C.A.R.E. Tool) foi criada no Canada para esse fim. O objetivo deste projeto é subsidiar a criação de um aplicativo para o C.A.R.E. Tool. Para isso, serão realizados dois estágios: o primeiro de revisão da literatura e o segundo para projetar e iniciar o desenvolvimento da versão on line do C.A.R.E. Tool. Ademais, após a construção de seu protótipo, o instrumento passará por uma avaliação de juízes e por um estudo piloto com cuidadores de idosos para verificar suas primeiras evidências de validade. Este projeto irá melhorar o acesso dos cuidadores as suas necessidades e à obtenção de informações sobre os serviços que podem ajudá-los nas suas próprias necessidades e nas de seu parente idoso. Futuramente, a implementação de um instrumento dessa magnitude no Brasil, poderá contribuir tanto social como cientificamente para melhorar a qualidade de vida da díade cuidador-idoso.Palavras-chave: Cuidador, Idoso, CARE Tool, Necessidades.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUELUZ, FRANCINE N. F. R.; KERVIN, EMILY; WOZNEY, LORI; FANCEY, PAMELA; MCGRATH, PATRICK J.; KEEFE, JANICE. Understanding the needs of caregivers of persons with dementia: a scoping review. INTERNATIONAL PSYCHOGERIATRICS, v. 32, n. 1, SI, p. 35-52, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.