Busca avançada
Ano de início
Entree

Dados isotópicos de enxofre e minerais-índice da Formação Sete Lagoas (Grupo Bambuí)

Processo: 17/19023-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Lucas Verissimo Warren
Beneficiário:Juliana Okubo
Supervisor no Exterior: Shuhai Xiao
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/07391-0 - Evolução sedimentar da formação Sete Lagoas (grupo Bambuí, Norte de Minas Gerais) no contexto das bacias sedimentares do período Ediacarano terminal, BP.DR
Assunto(s):Geoquímica isotópica   Ediacarano   Bacias sedimentares

Resumo

A associação mineral contendo barita, apatita e aragonita que ocorre na base da Formação Sete Lagoas, na porção central do Cráton São Francisco (Brasil), fornece importantes informações sobre a evolução química da água marinha durante o final do Neoproterozoico. A ocorrência destes minerais-índice para o sulfato marinho na parte basal e média da unidade suporta a investigação de como ocorre a variação estratigráfica dos isótopos de enxofre no oceano Neoproterozoico. Este projeto tem por objetivo apresentar dados de enxofre em alta resolução para a Formação Sete Lagoas e discutir sua relação com piritas cubóides e framboidais (´34Spy -SIMS) de uma camada de chert na parte média da unidade. O estágio de pesquisa no exterior será desenvolvido na Virginia Tech University (EUA), supervisionado pelo Prof. Dr. Shuhai Xiao. A motivação para este intercâmbio envolve o aprendizado de diferentes técnicas (principalmente preparação e análise de isótopos de S e análise em SIMS) aplicadas à rochas carbonáticas ediacaranas que contribuirão na determinação das condições paleoambientais usando uma combinação de abordagens sedimentológicas e geoquímicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKUBO, JULIANA; KLYUKIN, YURY IGOREVICH; WARREN, LUCAS VERISSIMO; SUBLETT, JR., D. MATTHEW; BODNAR, ROBERT J.; GILL, BENJAMIN C.; XIAO, SHUHAI. Hydrothermal influence on barite precipitates in the basal Ediacaran Sete Lagoas cap dolostone, Sao Francisco Craton, central Brazil. Precambrian Research, v. 340, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.