Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento experimental aplicado a estudos de degradação forçada dos fármacos Nitazoxanida e Sofosbuvir

Processo: 17/13095-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Renato Lajarim Carneiro
Beneficiário:Benedito Roberto de Alvarenga Junior
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/22048-1 - Avaliação dos produtos de degradação do medicamento antirretroviral Ritonavir durante processo de extrusão a quente (HME)., BE.EP.DR
Assunto(s):Quimiometria   Fármacos   Antiparasitários   Hepacivirus   Cromatografia líquida de alta pressão   Análise de variância

Resumo

A segurança e a eficácia de um fármaco são de extrema importância para um medicamento e são determinadas, dentre outros fatores, por formas de dosagem e impurezas. Dentre as impurezas se encontram os produtos de degradação, os quais devem ser estudados a fim de garantir a estabilidade de um medicamente e o desenvolvimento de técnicas analíticas que detectem tais impurezas. As agências regulatórias fazem algumas recomendações gerais para tais estudos, já que recomendações específicas seriam difíceis de serem implementadas visto a grande diferença de estabilidade e propriedades químicas dos diferentes princípios ativos. Diante disso, a metodologia multivariada surge como uma alternativa nos estudos de degradação forçada, permitindo simular de forma mais real as condições de armazenagem do medicamento e também submeter os analitos a condições de degradação ainda não estudadas na literatura, o que abre a possibilidade de identificação de produtos de degradação inéditos. Dentro desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a metodologia multivariada com a aplicação dos conceitos de planejamento experimental no estudo de degradação forçada da Nitazoxanida (NTZ), fármaco utilizado para uma ampla variedade de parasitas, e Sofosbuvir (SFR), utilizado contra o vírus HCV causador da Hepatite C. O planejamento composto central será utilizado para avaliar as variáveis temperatura, pH, concentração de agente oxidante (H2O2) e radiação com luz UV na degradação da NTZ e SFR. Os experimentos serão submetidos à análises de HPLC-UV e MS sendo os resultados avaliados por ANOVA. Desta maneira será possível quantificar a influência de cada parâmetro de degradação, prever condições ótimas para estabilidade do produto, e ainda traçar possíveis rotas de síntese seletivas para obtenção de padrões puros destes produtos de degradação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CECILIA C. P.; DAYO OWOYEMI, BOLAJI C.; ALVARENGA-JR, BENEDITO R.; ALVAREZ, NATALIA; ELLENA, JAVIER; CARNEIRO, RENATO L. Synthesis and solid-state characterization of diclofenac imidazolium monohydrate: an imidazolium pharmaceutical ionic liquid. CrystEngComm, v. 22, n. 32, p. 5345-5354, AUG 28 2020. Citações Web of Science: 0.
DE ALVARENGA JUNIOR, BENEDITO ROBERTO; CARNEIRO, RENATO LAJARIM. Chemometrics Approaches in Forced Degradation Studies of Pharmaceutical Drugs. Molecules, v. 24, n. 20 OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
ALVARENGA, JR., BENEDITO ROBERTO; NERES XAVIER, FELIPE AUGUSTO; FELIPE SOARES, FREDERICO LUIS; CARNEIRO, RENATO LAJARIM. Thermal Stability Assessment of Vegetable Oils by Raman Spectroscopy and Chemometrics. FOOD ANALYTICAL METHODS, v. 11, n. 7, SI, p. 1969-1976, JUL 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.