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Trilhas do choro: entre o participativo e o apresentacional nas rodas do interior paulista

Processo: 17/10363-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 18 de abril de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Lenita Waldige Mendes Nogueira
Beneficiário:Renan Moretti Bertho
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/05318-7 - O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/09481-8 - Das rodas às sessions: confluências, limites e fronteiras na música participativa-apresentacional, BE.EP.DR
Assunto(s):Etnomusicologia   Choro (música)   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:etnomusicologia | Mundos musicais | Musicar Local | Performance apresentcional | Performance participativa | Roda de choro | Etnomusicologia

Resumo

Choro é um gênero instrumental da música popular brasileira surgido no Rio de Janeiro nas últimas décadas do século XIX. Historicamente esta música vem sendo praticada no formato de rodas, isto é, grupos de músicos amadores e profissionais que se unem em bares pelo prazer de tocarem juntos. Atualmente, estas rodas são encontradas em diversos estados e países, sendo que, no interior de São Paulo, muitas surgiram apenas na última década. Apesar do curto espaço de tempo, a prática do choro nesta região iniciou um movimento que agrega diferentes localidades por meio de trilhas musicais consistentes, respondendo assim a um anseio cultural nestas cidades. Embora a roda seja um espaço de sociabilidade musical, marcada por seu caráter informal e participativo, os instrumentistas buscam um constante aprimoramento técnico para valorizar suas performances. Logo, uma das principais características desta manifestação é a tensão entre diferentes significados atribuídos à música: ora um tipo de comportamento social, ora uma forma de arte. Tais tensões serão o ponto de partida para pensar as estruturas, os processos de aprendizagem e as possibilidades de engajamento proporcionadas pelo choro. Assim, o objetivo central da pesquisa é investigar porque as rodas de choro surgiram em determinadas cidades do interior paulista, quais as suas práticas, quem são as pessoas envolvidas neste movimento e como este universo musical se articula com as aspirações musicais dos participantes. Posto que eu atuo nas rodas de choro há quase uma década, faço uso de uma metodologia antropológica pautada em processos de reflexividade. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERTHO, Renan Moretti. Entre rodas e sessions: considerações sobre o campo da música interseccional = Thinking rodas and sessions: considerations about the field of intersectional music. 2022. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.