Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospecção de bactérias probióticas produtoras de bacteriocinas e vitaminas: uma aplicação como aditivo alimentar em aves para consumo humano

Processo: 17/16494-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 04 de agosto de 2019
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Pinheiro de Souza Oliveira
Beneficiário:Sabrina da Silva Sabo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Probióticos   Bacteriocinas   Vitaminas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves | bacteriocinas | cultivo microbiano | probioticos | Vitaminas | Tecnologia de Fermentações

Resumo

A utilização de micro-organismos probióticos na prevenção e tratamento de infecções bacterianas em animais destinados ao consumo humano vem sendo considerada uma alternativa eficiente frente ao uso de antibióticos. Adicionalmente, estudos recentes demonstram que determinadas biomoléculas produzidas por estes micro-organismos, tais como bacteriocinas, vitaminas, ácidos graxos, exopolissacarídeos, enzimas, entre outras, proporcionam a melhora da imunidade e do desenvolvimento de seus hospedeiros. Os micro-organismos probióticos mais utilizados atualmente nas indústrias de alimentos e farmacêuticas são os pertencentes ao grupo de bactérias ácido-láticas (BALs), uma vez que são consideradas seguras pelos órgãos reguladores nesta área. No entanto, sabe-se que os efeitos benéficos gerados pelos probióticos são específicos para cada hospedeiro e que, frequentemente, cada biomolécula de interesse é sintetizada, em maior quantidade, por uma determinada linhagem bacteriana. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo principal o isolamento e identificação de BALs probióticas presentes na microbiota do intestino de aves de corte. Para tanto, serão selecionadas cepas com alta capacidade de produzir bacteriocinas e vitaminas do complexo B (B2 e B9). A partir desta seleção, serão realizados ensaios de compatibilidade entre as cepas e, posteriormente, um "mix" de probióticos será confeccionado. As cepas que o compõe serão individualmente micro-encapsuladas e administradas diariamente na dieta das aves, através de ração e água, a fim de averiguar a eficácia probiótica desta mistura. Bacteriocinas sintéticas e vitaminas comerciais B2 e B9 serão igualmente micro-encapsuladas e administradas à dieta das aves para compreendermos o efeito individual destas biomoléculas na saúde dos animais. Os resultados obtidos com tais estruturas serão comparados com aqueles obtidos em ensaios não utilizando estruturas micro-encapsuladas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
SABO, SABRINA DA SILVA; MENDES, MARIA ANITA; ARAUJO, ELIAS DA SILVA; DE ALMEIDA MURADIAN, LIGIA BICUDO; MAKIYAMA, EDSON NAOTO; GUY LEBLANC, JEAN; BORELLI, PRIMAVERA; FOCK, RICARDO AMBROSIO; KNOBL, TEREZINHA; DE SOUZA OLIVEIRA, RICARDO PINHEIRO. . SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1, . (18/25511-1, 17/16494-3)