Busca avançada
Ano de início
Entree

Círculos literários e co-elaboração de sentido(s) entre pares: uma abordagem para a formação de leitores literários em contexto didático no Brasil

Processo: 17/18844-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Rita Jover Faleiros
Beneficiário:Rita Jover Faleiros
Pesquisador Anfitrião: Manon Hebert
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Montréal, Canadá  
Assunto(s):Didática   Ensino de literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Círculos literários | Co-elaboração de sentido entre pares | Ensino da leitura | Ensino de literatura | Formação de leitores literários | Didática

Resumo

O presente projeto tem por objetivo principal conhecer a atualidade da pesquisa no tocante à formação de leitores literários em contexto didático e, especificamente, a proposta metodológica de co-elaboração de sentido entre pares em círculos literários desenvolvido pela pesquisadora Manon Hébert (2010) da Universidade de Montréal. O dispositivo elaborado pela pesquisadora na atividade de leitura articula, do ponto de vista teórico, abordagens de ordem sócio-construtivista, cognitiva e estética. Um dos interesses desse dispositivo consiste na ênfase acordada à verbalização dos processos de construção de sentido, assim como da negociação e da reformulação da compreensão escrita que ocorre por meio da troca entre pares. Trata-se de proposta que nos parece particularmente pertinente como possível resposta didático-metodológica para os impasses relativos ao desenvolvimento das práticas de leitura literária na escola sinalizados por Rezende (2013). Os objetivos específicos desse projeto consistem, pois: a) no conhecimento in loco da aplicação do dispositivo dos círculos literários; b) na interlocução com os pesquisadores envolvidos na ação; c) numa síntese da atualidade desse dispositivo na forma de um artigo inédito; d) numa seleção de artigos canadenses sobre o tema para organização de dossiê a ser divulgado no Brasil; e) na articulação desse dispositivo com a pesquisa e o ensino da leitura no Brasil, e mais especificamente com o contextos de formação dos estudantes de Licenciatura do curso de Letras.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)