Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da qualidade e do padrão de sono em atletas profissionais de e-sports (League of Legends)

Processo: 17/09316-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Andrea Maculano Esteves
Beneficiário:Matheus Antonio Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos eletrônicos   Ciências do esporte   Atletas   Sono   Saúde   Melatonina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:E-sports | Jogos Eletrônicos | League of Legends | Sono | Sono

Resumo

Atualmente, os jogos eletrônicos denominados como e-sports vêm ganhando destaque nacional e internacionalmente. Na literatura, as relações que os aproximam e distanciam dos esportes tradicionais são recorrentes, no entanto, estudos envolvendo essa modalidade com as ciências do esporte e da saúde são limitados. Os jogadores profissionais de e-sports, assim como atletas de outras modalidades, requerem uma preparação, a qual denominamos treinamento desportivo. Entretanto, o treinamento realizado com os cyber-atletas ocorre em sua totalidade perante o computador e na maioria das vezes no período noturno e/ou se estende para o mesmo. Em função do exposto, acredita-se que atletas profissionais de e-sports possuem pré-disposição a apresentarem distúrbios e/ou perfil do padrão de sono aquém do requerido para um bom desempenho na modalidade. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é delinear a qualidade e o perfil do padrão de sono de atletas profissionais do jogo eletrônico "League of Legends" (LoL) (classificados para o Circuito Brasileiro 2018) e analisar a relação do hormônio melatonina. A amostra experimental irá constituir-se de 21 jogadores profissionais de LoL (aproximadamente 3 equipes), que, para o desenvolvimento da pesquisa, serão avaliados pelos questionários: Horne & Ostberg (Cronotipo), Escala de Pittsburg (Qualidade do sono), Escala de Epworth (Sonolência) e Diário do Sono. Além das análises subjetivas, os jogadores utilizarão actígrafo para avaliação do ciclo sono-vigília e amostras de melatonina salivar e temperatura corpórea serão coletadas em 4 períodos distintos, sendo: pré-treinamento (níveis basais), fase preparatória, fase competitiva e fase de transição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, MATHEUS ANTONIO; NARCISO, FERNANDA VERUSKA; DE MELLO, MARCO TULIO; ESTEVES, ANDREA MACULANO. Identifying electronic-sport athletes' sleep-wake cycle characteristics. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 38, n. 7, p. 1002-1009, . (17/09316-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Matheus Antonio. Perfil da qualidade e do padrão de sono em atletas profissionais/universitários de e-esports (League of Legends). 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas Limeira, SP.