Busca avançada
Ano de início
Entree


Perfil da qualidade e do padrão de sono em atletas profissionais/universitários de e-esports (League of Legends)

Texto completo
Autor(es):
Matheus Antonio Gomes
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Limeira, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Data de defesa:
Membros da banca:
Andrea Maculano Esteves; Alcides José Scaglia; Daniel Paulino Venancio
Orientador: Andrea Maculano Esteves
Resumo

Atualmente, os jogos eletrônicos denominados como e-Sports vêm ganhando destaque internacional e nacional. Os jogadores de e-Sports assim como atletas de outras modalidades requerem uma preparação, a qual denominamos treinamento desportivo. Entretanto, o treinamento realizado com esses atletas ocorre em sua totalidade perante o computador e na maioria das vezes no período noturno e/ou se estende para o mesmo. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade e o perfil do padrão do ciclo sono-vigília em atletas profissionais e universitários de League of Legends em dois períodos da temporada regular da modalidade. Para isso, 21 atletas foram distribuídos em 3 grupos: G1= 9 atletas profissionais (série A), G2= 6 atletas profissionais (série B) e G3= 6 atletas universitários. Os atletas utilizaram o actígrafo, método não invasivo utilizado no punho não dominante responsável por mensurar a atividade ciclo sono-vigília, durante 7 dias consecutivos e responderam aos questionários de sonolência (Epworth), qualidade subjetiva de sono (Pittsburgh), atividade física e lazer (Godin-Shephard), cronotipo (aplicados também em seus pais), além do uso do diário de sono juntamente com o actígrafo em dois períodos da temporada. Os resultados demonstraram que os atletas de League of Legends apresentaram uma qualidade de sono ruim em ambos períodos (pré-competitivo e competitivo), com maior agravo no período competitivo, tempo total de sono reduzido (em torno de 6 horas), moderada eficiência (entre 85 e 90%), alta latência de sono (entre 20 e 30 minutos) e consideráveis períodos acordados após o início do sono. Os atletas apresentaram cronotipo predominantemente vespertino, significantemente diferente de seus pais. Além disso, foram encontradas associações significativas no período pré-competitivo para: escore de Pittsburgh com escore de sonolência (r=0,50), horário de início do sono (r=-0,58) e horário final de sono (r=-0,58), horário final de sono com tempo total de vigília (r=-0,60) e tempo acordado após o início do sono (r=0,54). Já no período competitivo as associações significativas foram entre: escore de Pittsburgh e escore de sonolência (r=0,61), pontuação do cronotipo com horário de início do sono (r=-0,60), tempo total de sono (r=0,51) e tempo total de vigília (r=-0,48), nível de atividade física e lazer com tempo total de sono (r=0,50) e tempo total de vigília (r=-0,49), tempo acordado após o início do sono com eficiência do sono (r=-0,96), horário de início do sono (r=0,48) e horário final de sono (r=0,68), eficiência de sono com horário de início do sono (r=-0,54) e horário final de sono (r=-0,65). Pode-se concluir através dos achados que os jogadores profissionais e universitários de League of Legends possuem predominância ao cronotipo vespertino e a qualidade e quantidade de sono caracteriza-se como ruim, principalmente no período de competição. Este estudo possui grande importância para ampliar os conhecimentos da influência de dispositivos eletrônicos no sono e entender o perfil do padrão do ciclo sono-vigília de atletas de e-Sports (AU)

Processo FAPESP: 17/09316-1 - Perfil da qualidade e do padrão de sono em atletas profissionais de e-sports (League of Legends)
Beneficiário:Matheus Antonio Gomes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado