Busca avançada
Ano de início
Entree

Ruínas ferroviárias de Campinas: análise da monitoria turística

Processo: 17/21316-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Pesquisador responsável:Eduardo Romero de Oliveira
Beneficiário:Victoria de Azevedo Braga Tatini
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rosana. Rosana , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrovias   Transporte ferroviário   Turismo cultural   Memória cultural   Patrimônio cultural   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Monitoria turística | Patrimônio Ferroviário | patrimonio industrial | Ruínas Contemporâneas | Turismo Pedagógico | Turismo Cultural

Resumo

Considerando que as visitas pedagógicas guiadas a locais históricos possuem seu próprio modo de abordar os bens em ruínas, levanta-se um questionamento acerca das visitas escolares às ruínas contemporâneas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é identificar e analisar como os monitores tratam a ruína ferroviária em visitas pedagógicas aos bens ferroviários, mais especificamente na cidade de Campinas, a fim de saber se a monitoria busca despertar algum interesse ou expor para os estudantes qual a importância dessas ruínas existentes. Pretende-se também avaliar se o sítio industrial foi preparado para receber esse tipo de monitoria e analisar comparativamente os espaços visitados ao realizar uma análise comparativa sobre os espaços visitados. Para cumprir com tais objetivos, serão realizadas entrevistas com as agências já identificadas, visitas aos locais abrangidos pelos roteiros das agências e um mapeamento dos roteiros pedagógicos, bens protegidos e não protegidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)