Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática do gênero Phyllodytes Wagler, 1830 (Anura: Hylidae: Lophyohylinae), com base em caracteres morfológicos e moleculares, e filogeografia de p. luteolus (Wied, 1824)

Processo: 17/15025-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Beneficiário:Antonio Mollo Neto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50146-6 - Filogeografia comparada, filogenia, modelagem paleoclimática e taxonomia de répteis e anfíbios neotropicais, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Herpetologia   Mata Atlântica   Morfologia animal   Sistemática

Resumo

O gênero Phyllodytes é composto atualmente por 12 espécies com distribuição restrita à Mata Atlântica ao longo da costa brasileira, do estado da Paraíba até o Rio de Janeiro, alcançando porções interioranas no estado de Minas Gerais. As revisões sistemáticas do gênero feitas até o momento, não analisaram as espécies a nível molecular e, além das relações de parentesco dentro do grupo ainda não serem claras, dados moleculares preliminares sugerem uma maior diversidade para o grupo. Neste trabalho estudarei o gênero Phyllodytes com base em caracteres morfológicos e moleculares. A abordagem morfológica compreenderá o estudo da morfologia externa de larvas e adultos e da osteologia craniana adulta de exemplares pertencentes a diversas coleções zoológicas. Isto será complementado com a abordagem molecular, onde serão sequenciadas amostras de tecido, para três fragmentos de genes mitocondriais (12S, 16S e Cyt-b) e dois nucleares (Rag-1 e Sia). A partir dessas abordagens complementares, pretendo testar a validade das espécies de Phyllodytes, sua relação de parentesco e posicionamento no gênero, estudar a filogeografia de P. luteolus e redefinir se possível e necessário, as espécies atuais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, IURI R.; NOVAES-E-FAGUNDES, GABRIEL; MOLLO NETO, ANTONIO; ZINA, JULIANA; GARCIA, CAROLINE; RECODER, RENATO SOUSA; DAL VECHIO, FRANCISCO; RODRIGUES, MIGUEL TREFAUT; SOLE, MIRCO. A new large canopy-dwelling species of Phyllodytes Wagler, 1930 (Anura, Hylidae) from the Atlantic Forest of the state of Bahia, Northeastern Brazil. PeerJ, v. 8, JUN 23 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.