Busca avançada
Ano de início
Entree

A disseminação de Economia Matemática através de uma história de departamentos

Processo: 17/22456-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 22 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Pedro Garcia Duarte
Beneficiário:Matheus Assaf Cosendey
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/16231-8 - A disseminação de economia matemática através de uma história de departamentos, BE.EP.DR
Assunto(s):Economia matemática   História do pensamento econômico   Brasil   Estados Unidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Berkeley | economia matemática | Impa | Stanford | História do Pensamento Econômico

Resumo

O surgimento e desenvolvimento da Economia Matemática tem sido tema de diversas pesquisas recentes na história do pensamento econômico, particularmente a Economia Matemática desenvolvida nos EUA. Mais recentemente, a história de departamentos de Economia também tem sido explorada como tema de importância. A compreensão da disseminação da Economia Matemática no século XX passa necessariamente por uma compreensão adequada das redes formadas em determinados departamentos. Este projeto se propõe a estudar a história de departamentos de Economia em Stanford e Berkeley, as redes de pesquisadores formadas dentro desses departamentos e suas relações com outros departamentos de Economia, Matemática E Estatística, como forma de compreender a disseminação da Economia Matemática na comunidade científica internacional. Paralelamente, no Brasil a Economia Matemática se desenvolveu com estreitas ligações com a academia norte-americana. Assim, o projeto também se propõe a estudar a história do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em particular o grupo de Economia Matemática dentro do instituto e sua relação com os departamentos de Berkeley e Stanford, como forma de compreender a história da disseminação da Economia Matemática no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSAF, MATHEUS; DUARTE, PEDRO GARCIA. Utility Matters: Edmond Malinvaud and Growth Theory in the 1950s and 1960s. HISTORY OF POLITICAL ECONOMY, v. 52, n. 5, p. 32-pg., . (17/22456-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSENDEY, Matheus Assaf. Rastreando a Economia Matemática: ensaios sobre a História de (Departamentos de) Economia. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.