Busca avançada
Ano de início
Entree

As coletâneas de lugares-comuns no Brasil: questões teóricas e análise de casos dessa prática de leitura e escrita (XIX-XX)

Processo: 17/26244-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 05 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 08 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Pâmela da Silva Rosin
Supervisor: Judith Lyon-Caen
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:16/00427-2 - De usos no passado a usos no presente: uma análise discursiva da escrita de cadernos de lugar-comum, BP.DR
Assunto(s):Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Cadernos de Lugar-Comum | História cultural da leitura | práticas de leitura e escrita | Discursos sobre a leitura/Representação do leitor brasileiro contemporâneo

Resumo

Em nossas práticas de leitura e escrita, principalmente as mediadas pelas mídias digitais contemporâneas, somos convidados a nos apropriarmos de obras diversas sob a forma de conjuntos de excertos ou 'frases' destacadas. Esses repositórios, digitais ou impressos, nos possibilitam o contato com conteúdos 'fragmentados' de variados campos do saber e implicam mudanças, mas também continuidades em relação a práticas de escrita e de leitura do passado. Em nossa pesquisa de doutorado, "De usos no passado a usos no presente: uma análise discursiva da escrita de cadernos de lugar-comum", dedicamo-nos à análise dessas práticas de leitura e escrita que remontam à técnica humanística de composição de cadernos de lugar-comum e que se encontram indiciadas em cadernos de notas de intelectuais brasileiros de meados do século XIX ao XX. No quadro de pesquisa deste projeto BEPE, objetivamos principalmente, com esse estágio no exterior, empreender estudos teóricos e históricos junto aos acervos das bibliotecas francesas relativos ao desenvolvimento dessa técnica humanística de leitura e de escrita que resultam nos cadernos de lugar-comum, sob a supervisão do Prof. Dr. Jean Hébrard, reconhecido historiador dessas práticas e importante pesquisador da história da escrita no Brasil. Além desse aprofundamento teórico- histórico, pretendemos durante o período do estágio, empreender a análise de parte do corpus de nossa pesquisa, a saber, dos cadernos de nota de Rui Barbosa (jurista, político e escritor) e Florestan Fernandes (sociólogo). Para isso, será de suma importância poder realizar disciplinas de História Cultural da escrita e da leitura, assim como em Análise do Discurso de orientação francesa, em especial naquelas cujos professores se dedicam ao estudo do destacamento de frases e seus usos na contemporaneidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)