Busca avançada
Ano de início
Entree

Transmissão de vídeo eficiente e resiliente em cidades inteligentes

Processo: 18/02204-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 14 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Convênio/Acordo: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Edmundo Roberto Mauro Madeira
Beneficiário:Roger Kreutz Immich
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50937-1 - INCT 2014: da Internet do Futuro, AP.TEM
Assunto(s):Cidades inteligentes

Resumo

Nos últimos anos, foram propostos uma ampla variedade de aplicativos e serviços que realizam a distribuição de vídeos em tempo real, muitos dos quais já se tornar parte do cotidiano das pessoas. O resultado desta tendência é um aumento acentuado no trafego de rede, o que pode levar a congestão dos recursos disponíveis e estar suscetível a interferências, especialmente em redes sem fio. A previsão é de um crescimento ainda mais acelerado com a adoção de redes 5G, que proporcionam uma maior largura de banda e baixa latência. Entretanto, mesmo com os recentes avanços nas tecnologias de redes de sem fio, a transmissão confiável de vídeos de alta qualidade ainda impões uma série de desafios. Estes desafios vão desde como gerenciar um grande número de dispositivos heterogêneos até como atender as diferentes expectativas dos usuários. Com o objetivo de superar os desafios citados acima, este projeto propõe a utilização conjunta da computação em nuvem, em névoa e de borda, além da disposição inteligente de serviços, para prover uma arquitetura confiável e escalável para cidades inteligentes. Para alcançar estes objetivos, serão propostas novas técnicas para coletar e analisar dados heterogêneos de diversas tecnologias de rede, bem como esquemas para quantificar e avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Adicionalmente, será definida uma métrica multiobjetivo para ser utilizada na orquestração da disposição inteligente de serviços, bem como o estudo do desempenho de todos os métodos propostos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; BITTENCOURT, LUIZ F.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A. Towards a distributed and infrastructure-less vehicular traffic management system. COMPUTER COMMUNICATIONS, v. 151, p. 306-319, FEB 1 2020. Citações Web of Science: 0.
AKABANE, ADEMAR TAKEO; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD WENNER; MAURO MADEIRA, EDMUNDO ROBERTO; VILLAS, LEANDRO APARECIDO. Exploiting Vehicular Social Networks and Dynamic Clustering to Enhance Urban Mobility Management. SENSORS, v. 19, n. 16 AUG 20 2019. Citações Web of Science: 0.
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A. Distributed Egocentric Betweenness Measure as a Vehicle Selection Mechanism in VANETs: A Performance Evaluation Study. SENSORS, v. 18, n. 8 AUG 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.