Busca avançada
Ano de início
Entree

Gerenciamento distribuído de informação em redes sociais veiculares

Processo: 15/25588-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Aparecido Villas
Beneficiário:Ademar Takeo Akabane
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/24454-9 - Agregação de Dados em VANETs, BE.EP.DR
Assunto(s):Redes de computadores   Aplicativos móveis   Tráfego de rede   Problemas de roteamento de veículos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:redes sociais | Redes Sociais Veiculares | Redes Veiculares | Redes de Computadores

Resumo

As redes sociais veiculares são uma solução promissora para combater o problema de congestionamento dos grandes centros urbanos. Entretanto, o emprego desse tipo de rede traz novos desafios desde a implementação dos protocolos de roteamento ciente das características sociais até a elaboração das arquiteturas. Além disso, aplicações de redes sociais veiculares devem considerar todos os desafios das redes veiculares, além de diversos requisitos de usuários que podem variar de acordo com a sua localização, tempo de conexão e situações de tráfego. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa propor um sistema descentralizado que possa minimizar ou amenizar o problema de congestionamento com o emprego das redes sociais veiculares como prova de conceito. O sistema permitirá disseminar informações por meio das redes veiculares com base na informação de contexto dos usuários. As informações de contexto em uma rede social veicular referem-se à informação relacionada com as características e as situações específicas dos usuários como: localização, tempo de conexão, interesse de conteúdo, preferências nas interações, condição do ambiente, estado atual da rede. Para tanto, soluções com base na técnica semântica será empregado para representar a informação de contexto dos usuários, bem como solução de agregação e consolidação de dados com intuito de diminuir o tráfego da rede e aumentar a qualidade da informação trafegada. Além disso, pretende-se propor mecanismos de incentivo dos usuários na adoção das redes sociais veiculares, uma vez que a participação dos usuários é fundamental para a existência desse tipo de rede.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (10)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.. Distributed Egocentric Betweenness Measure as a Vehicle Selection Mechanism in VANETs: A Performance Evaluation Study. SENSORS, v. 18, n. 8, . (18/02204-6, 14/50937-1, 15/25588-6, 16/24454-9)
AKABANE, ADEMAR TAKEO; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD WENNER; MAURO MADEIRA, EDMUNDO ROBERTO; VILLAS, LEANDRO APARECIDO. Exploiting Vehicular Social Networks and Dynamic Clustering to Enhance Urban Mobility Management. SENSORS, v. 19, n. 16, . (15/25588-6, 14/50937-1, 16/24454-9, 18/02204-6)
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; BITTENCOURT, LUIZ F.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.. Towards a distributed and infrastructure-less vehicular traffic management system. COMPUTER COMMUNICATIONS, v. 151, p. 306-319, . (15/25588-6, 14/50937-1, 16/24454-9, 18/02204-6)
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.; ALTINTAS, O; TSAI, HM; LIN, K; BOBAN, M; WANG, CY; SAHIN, T. iMOB: An Intelligent Urban Mobility Management System Based on Vehicular Social Networks. 2018 IEEE VEHICULAR NETWORKING CONFERENCE (VNC), v. N/A, p. 8-pg., . (18/02204-6, 15/25588-6, 14/50937-1)
AKABANE, ADEMAR T.; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.; GKOULALASDIVANIS, A; CORREIA, MP; AVRESKY, DR. Applying Egocentric Betweenness Measure in Vehicular ad hoc Networks. 2017 IEEE 16TH INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NETWORK COMPUTING AND APPLICATIONS (NCA), v. N/A, p. 4-pg., . (15/07538-1, 16/24454-9, 15/25588-6)
AKABANE, ADEMAR T.; GOMES, RAFAEL L.; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.; IEEE. APOLO: A Mobility Pattern Analysis Approach to Improve Urban Mobility. GLOBECOM 2017 - 2017 IEEE GLOBAL COMMUNICATIONS CONFERENCE, v. N/A, p. 6-pg., . (16/24454-9, 15/25588-6)
SANTOS, FRANCES A.; AKABANE, ADEMAR T.; YOKOYAMA, ROBERTO S.; LOUREIRO, ANTONIO A. F.; VILLAS, LEANDRO A.; IEEE. A Roadside Unit-Based Localization Scheme to Improve Positioning for Vehicular Networks. 2016 IEEE 84TH VEHICULAR TECHNOLOGY CONFERENCE (VTC FALL), v. N/A, p. 5-pg., . (15/07538-1, 15/25588-6)
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.; IEEE. TRUSTed: A Distributed System for Information Management and Knowledge Distribution in VANETs. 2018 IEEE SYMPOSIUM ON COMPUTERS AND COMMUNICATIONS (ISCC), v. N/A, p. 6-pg., . (15/07538-1, 16/24454-9, 15/24494-8, 15/25588-6)
AKABANE, ADEMAR T.; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.; IEEE. Modeling and Prediction of Vehicle Routes Based on Hidden Markov Model. 2017 IEEE 86TH VEHICULAR TECHNOLOGY CONFERENCE (VTC-FALL), v. N/A, p. 5-pg., . (16/24454-9, 15/25588-6)
AKABANE, ADEMAR T.; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A.; IEEE. CARRO: A Context-Awareness Protocol for Data Dissemination in Urban and Highway Scenarios. 2016 8TH IEEE LATIN-AMERICAN CONFERENCE ON COMMUNICATIONS (LATINCOM), v. N/A, p. 6-pg., . (15/25588-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AKABANE, Ademar Takeo. Collaborative and infrastructure-less vehicular traffic rerouting for intelligent transportation systems. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.