Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos das soluções biomodificadoras quitosana fosforilada e carbodiimida na composição química da dentina erodida

Processo: 17/27134-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Silmara Aparecida Milori Corona
Beneficiário:Gustavo Teodoro Costa Lizarelli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Dentina   Erosão dentária   Resistência de união (odontologia)   Quitosana   Etildimetilaminopropil carbodiimida   Manejo de espécimes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carbodiimida | Dentina | erosão | Ftir | quitosana | Dentística

Resumo

A carbodiimida e a quitosana fosforilada demonstram-se alternativas promissoras para a biomodificação da dentina. No entanto, há necessidade de maior compreensão dos aspectos químicos relacionados à aplicação destes biomodificadores na dentina erodida. Objetivo deste estudo será avaliar o efeito das soluções biomodificadoras, quitosana fosforilada e carbodiimida, nos componentes orgânicos da dentina erodida por meio de espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Sessenta espécimes serão submetidos a desafio erosivo por meio da imersão em ácido cítrico a 0,3% (pH= 3,2) por duas horas. Os espécimes serão divididos aleatoriamente em seis grupos de acordo com o substrato dentinário: hígido ou erodido e a biomodificação da dentina: sem biomodificação (controle), quitosana fosforilada a 2,5% e carbodiimida a 0,5 mol/L. Os espécimes dos grupos controle e carbodiimida receberão condicionamento com ácido fosfórico a 35%. Para os grupos biomodificados com quitosana fosforilada, a etapa do condicionamento com ácido fosfórico será omitida, e será aplicada quitosana fosforilada a 2,5%. Os espécimes serão submetidos à análise orgânica da superfície da dentina (n=10) por meio de FTIR. Serão analisados os picos de absorção do fosfato, grupos carbonato, bandas da matriz orgânica e água. As leituras serão realizadas em triplicata, gerando assim 3 espectros de absorção para cada espécime, obtendo-se uma média para cada componente analisado. A seleção dos testes estatísticos será baseada nas características dos conjuntos de dados de cada variável, como aderência a curva normal e homocedasticidade. As inferências estatísticas serão feitas considerando-se o nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES URURAHY, MIRIAN SAAVEDRA; CURYLOFO-ZOTTI, FABIANA ALMEIDA; COSTA LIZARELLI, GUSTAVO TEODORO; DOS REIS, ARLETE BARBOSA; RAMOS, ANA PAULA; MILORI CORONA, SILMARA APARECIDA. Effect of phosphorylated chitosan and carbodiimide biomodification on the chemical composition of eroded dentin. AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 34, n. 2, p. 5-pg., . (17/27134-8)