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O efeito da repetição rápida vocal de palavras na transferência de funções eliciadoras e evocativas em classes de estímulos equivalentes

Processo: 17/19582-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Pedro Henrique Amaral Boccato
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Comportamento de esquiva   Análise do comportamento   Ansiedade   Transtornos de ansiedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | Atividade Eletrodermal | equivalência de estímulos | Repetição de Palavras | Transferência de funções | Análise Experimental da Cognição

Resumo

Os transtornos de ansiedade figuram entre os transtornos mais prevalentes nas sociedades ocidentais e tem um grande impacto quando se considera o custo empregado para seu tratamento. Quando um estímulo ambiental consistentemente antecede um evento aversivo, o organismo aprende uma resposta de esquiva que é negativamente reforçada pela evitação do evento aversivo. Essa resposta de esquiva é um dos pontos centrais do transtorno de ansiedade, considerando uma avaliação comportamental. O presente projeto propõe a avaliação do efeito de um procedimento, comprovadamente efetivo no contexto clínico, na diminuição das respostas de esquiva em um análogo experimental em laboratório, a Repetição Rápida Vocal de Palavras. Doze estudantes universitários serão expostos a treinos de discriminações condicionais para o estabelecimento de duas classes de 6 estímulos equivalentes. Dois estímulos de uma das classes antecederão consistentemente estímulos sonoros aversivos. Será ensinada uma resposta de esquiva aos participantes que permitirá evitar o som aversivo. Em seguida, será avaliada a transferência de função de esquiva para os outros membros da classe de estímulos equivalentes. O registro da atividade eletrodermal (EDA) também permitirá verificar a transferência dos respondentes eliciados pelos sons aversivos, para os outros membros da classe. Posteriormente, será investigada a efetividade do procedimento de Repetição Rápida Vocal de Palavras na diminuição das respostas de esquiva e dos respondentes eliciados para todos os membros da classe. Os dados obtidos potencialmente apontarão novas possibilidades de intervenção para os transtornos de ansiedade. (AU)

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