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Efeitos da fibrose cística na cavidade bucal de pacientes pediátricos

Processo: 18/02725-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Cristiane Yumi Koga Ito
Beneficiário:Laura Soares Souto Lepesqueur
Supervisor: Walter Luiz Siqueira
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Western University , Canadá  
Vinculado à bolsa:15/23318-1 - Efeitos da fibrose cística na cavidade bucal de pacientes pediátricos, BP.DR
Assunto(s):Imunoglobulina A   Microbiologia aplicada   Saliva   Imunoglobulina M   Fibrose cística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fibrose cística | Imunoglobulina A | Imunoglobulina M | Proteínas e Pepetídeos | saliva | Microbiologia Aplicada

Resumo

O objetivo do projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o estágio internacional é investigar os impactos da fibrose cística (FC) na composição salivar dos pacientes pediátricos por análises do proteoma salivar. Cem crianças com idade entre 3 e 20 anos serão incluídas no estudo e serão divididas em 3 grupos: G1- 25 pacientes pediátricos com FC, mutação CFTR detectada e Shwachman-Kulczycki pontuação entre 100 e 71; G2- 25 pacientes pediátricos com FC, mutação CFTR detectada e Shwachman-Kulczycki pontuação inferior a 71; e cinquenta crianças sistematicamente saudáveis, pareadas de acordo com a idade e o sexo aos grupos de pacientes com FC. A saliva estimulada será coletada e serão preservadas a -80 ° C até o processamento para a análise proteômica. Os perfis de proteínas salivares serão gerados pela técnica nLC-ESI-MS / MS. Os perfis obtidos para pacientes com FC (G1 e G2) serão comparados ao grupo controle pareado. Os resultados serão analisados por testes estatísticos apropriados (± = 0,05).

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