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Programa de desenvolvimento de habilidades sociais no contexto universitário

Processo: 18/02755-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Soely Aparecida Jorge Polydoro
Beneficiário:Thamires Gaspar Gouveia
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habilidades sociais | integração acadêmica | intervenção | universitário | Psicologia e Educação Superior

Resumo

A aquisição e o aperfeiçoamento das habilidades sociais ocorrem durante toda a vida do indivíduo, mas sabe-se que períodos de transição para novos grupos e contextos, são momentos cruciais, pois expõem o indivíduo a novos objetivos de interação social que consequentemente provocam mudanças em seu repertório de comportamentos interpessoais. A integração acadêmica requer habilidades interpessoais, mas também provê demandas para aperfeiçoá-la, portanto desenvolver habilidades sociais nos estudantes pode diminuir os impactos negativos do primeiro ano. Por essa razão parece evidente que um repertório de habilidades sociais prévio facilita o processo de integração. Diversos autores apontam a necessidade de programas com esse enfoque, a fim de prevenir inúmeros fatores que a falta de habilidades sociais no contexto universitário pode acarretar, tais como: evasão, estresse, depressão, baixo rendimento acadêmico, diminuição da autoestima, dificuldade de conclusão do curso, ansiedade e diversos outros déficits interpessoais. O presente trabalho tem como objetivo analisar o efeito de uma intervenção no desenvolvimento de habilidades sociais e na integração ao ensino superior em contextos acadêmicos. O estudo contará com 50 ingressantes. Destes, 25 irão compor o grupo experimental e os outros 25, o grupo controle. Serão utilizados dois instrumentos de avaliação (IHS e EAVA) como pré e pós teste. Os dados serão analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Espera-se que após a intervenção ocorra o aumento dos escores de habilidades sociais e de integração acadêmica dos universitários. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOUVEIA, Thamires Gaspar. Programa de desenvolvimento de habilidades sociais no contexto universitário. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.